Evento trará os maiores especialistas mundiais em nanotecnologia
De 19 a 24 de setembro, a cidade do Rio de Janeiro vai conhecer de perto todos os segredos e novidades do nanomundo. A capital vai abrigar, pela primeira vez na América do Sul, o mais importante evento mundial de microscopia: a 17ª edição do International Microscopy Congress (IMC), organizado pela Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (SBMM). Com a chancela da International Federation of Societies for Microscopy (IFSM), o congresso é presidido pelo especialista Guillermo Solórzano, Professor do Departamento de Engenharia de Materiais do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio).
Entre os nomes de maior destaque da área, já estão confirmadas as Conferências Plenárias de:
Ahmed Zewail, Prêmio Nobel, da Caltech (EUA)
Sumio Iijima, diretor da AIST/N Nanotube Center (Japão)
Wolfgang Baumeister, professor do Max-Planck-Institute of Biochemistry (Alemanha)
Colin Humphreys, da Cambridge University (Inglaterra)
Dr. Knut Urban, da Forschungszentrum Juelich (Alemanha)
Akira Tonomura, diretor na Hitachi (Japão)
Catherine Brechignac, da Université Paris-Sud, Orsay (França)
Serão cerca de 60 simpósios Científicos e 70 estandes de divulgação de produtos e serviços de Microscopia voltados para as mais diversas áreas da nanotecnologia: engenharia, física, química, ciências da vida, conversão de energia, proteção ambiental, medicina e biologia — conferindo ao evento um caráter multidisciplinar.
Os comitês científicos reúnem especialistas das áreas de ciências dos materiais, ciências da vida e instrumentação de diversos países (tais como EUA, Bélgica, Alemanha, México, França, Japão, Inglaterra, Suécia, Suíça, Austrália e Holanda).
No comitê organizador estão presentes outros professores do CTC/PUC-Rio, IME(Instituto Militar de Engenharia), Inmetro, Fiocruz, UFMG, UFRJ, IBRJ (Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro), CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) e UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).
Durante os cinco dias do encontro, cerca de 150 palestrantes vão tratar dos assuntos mais relevantes do momento. Os temas serão divididos em três áreas majoritárias: Ciências dos Materiais e Nanotecnologia; Ciências Médicas e Biológicas; e Instrumentação e Técnicas. Materiais supercondutores, aplicações industriais da microscopia, microscopia eletrônica em biologia molecular, estrutura supramolecular, holografia eletrônica, microscopia de raios-X e técnicas de difração de elétrons quantitativas são alguns dos cerca de 60 temas que serão debatidos pelos especialistas internacionais.
Bolsas para jovens microscopistas
Cerca de 120 jovens pesquisadores de todo o mundo foram contemplados com bolsas para participarem do Congresso. A iniciativa, idealizada por David Cockaine, ex-presidente da IFSM, permite a doutorandos e doutores com até três anos de atribuição do título se atualizar a respeito do que há de mais recente na área de microscopia.
Serviço
Evento: 17ª edição do International Microscopy Congress (IMC)Inscrições e programação: http://www.imc-17.com/
Outras informações: imc17@imc-17.com
Informações para a imprensa:
APPROACH
Maria Estrella ( maria.estrella@approach.com.br )
Fabiana Guimarães ( fabiana.guimaraes@approach.com.br )
Bianca Gomes Sallaberry ( bianca.gomes@approach.com.br )
Tel: (21) 3527-1303 (CTC/PUC-Rio) / (21) 3461-4616, ramais 152 e 164 / (21) 9918-1221
www.approach.com.br
Assessoria de Comunicação Social do CNPq