Coordenador |
Instituição |
Titulo do Projeto |
Adriana Cesar Bonomo |
UFRJ |
Aprendendo com livros e ciência na região serrana do estado (São Pedro da Serra, Lumiar e Vargem Alta) |
Alexandra Anastacio Monteiro Silva |
UFF |
Química na cozinha: uma proposta de ensino contextualizada para a educação de jovens e adultos |
Almy Junior Cordeiro de Carvalho |
UENF |
Plantas medicinais como ferramenta para o ensino de botânica em escolas públicas do estado do Rio de Janeiro |
Andréa Carla de Souza Góes |
UERJ |
Ciência moderna representada na biologia molecular: capacitação e atualização de professores |
Andréa Espinola de Siqueira |
UERJ |
Capacitação de professores e implementação de novas práticas pedagógicas para o ensino de botânica na escola municipal desembargador oscar tenório |
Andrea Velloso da Silveira Praça |
UFRJ |
Ciência interativa no currículo mínimo de biologia |
Angelo da Cunha Pinto |
UFRJ |
A química como vocação: basta melhorá-la no ensino médio |
Arnaldo José Santiago |
UERJ |
Melhoria do ensino de ciências nas escolas públicas através de aulas interativas utilizando módulos didáticos e simulação computacional |
Bianka Pires André |
UENF |
Saber e sabor: o relacionamento de alunos do ensino fundamental com a leitura |
Catia Antonia da Silva |
UERJ |
Educação socioambiental nas escolas de campo grande e santa cruz (rio de janeiro): compreendendo o território da pesca artesanal na Baía de Sepetiba |
Celia Regina da Silva Anselme |
UVA |
Conversando sobre: oficina de debate |
Celso Barbosa de Sant'Anna Filho |
INMETRO |
Ampliação e manutenção da infraestrutura do laboratório de biologia do Colégio Estadual Círculo Operário |
Cristiane Cardoso |
UFRRJ |
Subsídios para a capacitação de professores de Geografia na Educação Básica: Articulando teoria e prática para a construção de uma atividade docente crítica e reflexiva |
Cristina Maria Carvalho Delou |
UFF |
Projeto jovem cientista do Instituto Vital Brazil – um ICT melhorando o ensino de ciências pela estimulação de novos talentos em escola pública |
Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues |
UNIFOA |
Apoio ao Colégio Estadual Vila Maria - melhoria no ensino de ciências e criação de espaços interdisciplinares |
Elaine de Oliveira |
UERJ |
A importância de um laboratório de quimica de alimentos nas escolas públicas na motivação precoce para ciência e para o processo de aprendizagem |
Eleonora Kurtenbach |
ECV |
Pólo de educação científica: elo entre escolas públicas e o Espaço Ciência Viva |
Eline das Flores Victer |
UNIGRANRIO |
O processo ensino aprendizagem e a melhoria do ensino de matemática e física |
Flávia Borges Mury |
UFRJ |
Implantação de um Laboratório e Instrumentalização dos Professores de Ciências da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira Como Iniciativa para a Atuação Efetiva no Combate à Dengue no Município de Macaé e Região |
Hindenburgo Francisco Pires |
UERJ |
Realização colaborativa pelos alunos do NEPAG Colégio Pedro II unidade escolar Realengo Ii do documentário “trânsito carioca” |
Isa Costa |
UFF |
A parceria UFF-IEPIC na formação permanente de professores e na organização do currículo por projetos de trabalho |
Jane Cristina de Oliveira Faria Amaral |
UFRJ |
Anatomia através do Tato: Integrar para Ensinar |
Jose Garcia Ribeiro Abreu Junior |
UFRJ |
“Um Mergulho no Corpo”: Programa de aprimoramento da formação de professores e alunos do ensino básico nos temas transversais relacionados a morfologia. |
Leandro Dias de Oliveira |
UFRRJ |
Pensando o espaço de Arraial do Cabo: Pesquisas e Práticas Educativas no Colégio Municipal Vera Felizardo |
Leandro Garcia Pinho |
UENF |
As culturas afro-brasileira e indígena como patrimônio cultural significativo nas raízes da formação, dos costumes e tradições étnicas no município de Itaperuna-RJ |
Luciana Pires de Sá Requião |
UFF |
Formação inicial para professores da rede pública da Costa Verde Sul Fluminense na área da educação musical: uma proposta de material didático para auxílio à implementação da Lei 11.769/08 |
Luís Felipe Skinner |
UERJ |
Rede de monitoramento participativo da qualidade das águas e solo no município de Arraial do Cabo: inserção social do ensino de ciências e biologia |
Luisa Andrea Ketzer |
UFRJ |
Melhoria do ensino de ciências no município de Duque de Caxias através de conhecimentos construídos por meio da investigação científica. |
Márcia Denise Pletsch |
UFRRJ |
A escolarização de alunos com múltiplas deficiências em uma escola pública da baixada fluminense: |
Marcos Antonio Carneiro da Silva |
UFRJ |
Educação física escolar: aspectos metodológicos em debate |
Marcos Barreto de Mendonca |
UFRJ |
Inserção do tema de desastres naturais associados a deslizamentos de terra no ensino fundamental das escolas públicas |
Marcos Venicius Soares Pereira |
PUC-RIO |
Física e matemática do ensino médio aplicadas a sistemas de engenharia |
Maria Jacqueline Girão Soares de Lima |
UFRJ |
Relação Universidade-Escola: ampliando abordagens no ensino de Ciências a partir da educação ambiental |
Mário Alberto Cardoso da Silva Neto |
UFRJ |
Interação universidade-escola-governo: contribuindo para a formação de professores através de uma proposta de curso de férias. |
Mônica de Mesquita Lacerda |
UFRJ |
Energia:fundamentos e experimentação |
Paulo Sergio Salomon |
UFRJ |
Aprendendo microbioogia Marinha no CIEP Presidente Agostinho Neto |
Regina Célia Gollner Zeitoune |
UFRJ |
O software educativo como uma tecnologia de ensino aprendizagem sobre álcool, crack e outras drogas e sexualidade na adolescência – uma proposta para o ensino médio de escolas publicas |
Renato Augusto DaMatta |
UENF |
Melhoria do ensino de ciências no norte do estado do Rio de Janeiro viabilizando laboratórios, desenvolvendo protocolos de atividades práticas e capacitando professores |
Rita Marisa Ribes Pereira |
UERJ |
"Canteiro de Obras": crianças e professores constroem ludicamente suas histórias |
Suzete Araujo Oliveira Gomes |
UFF |
Conscientização sobre o risco de doenças transmitidas por artrópodes-vetores em escolas públicas associadas às comunidades carentes do estado do Rio de Janeiro. |
Taís Rabetti Giannella |
UFRJ |
Laboratórios de Experiências e Reflexões da Escola Madrid (LEREM): formação de professores e integração de tecnologias de informação e comunicação no ensino, na perspectiva de um computador por aluno |
Valéria Nunes Belmonte |
UFRJ |
Melhoria dos laboratórios didáticos de ciências das escolas públicas da região norte fluminense |
Veronica Clemente Villar Martini |
FAA/CESVA |
Laboratório multidisciplinar de ciências |
Vinicius da Silva Ramos de Sousa |
UERJ |
Revitalização do laboratório de ciências do Colégio Estadual Doutor Albert Sabin |