Os rumos da nanotecnologia em debate no RJ
17/09/2010

Evento realizado pela Fiocruz colocará em debate as oportunidades e os desafios dessa tecnologia emergente, em especial na área da saúde. Inscrições de trabalhos vão até 10 de outubro

Os interessados em apresentar trabalhos científicos no 7º Seminário Internacional de Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente têm até o dia 10 de outubro para enviar os resumos.

 

Organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e seguindo a tradição dos seminários da Rede de Pesquisa em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Renanosoma), o evento será realizado de 10 a 12 de novembro, no Rio de Janeiro.

 

O objetivo é apresentar e discutir a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em produtos nanotecnológicos, especialmente na área da saúde, bem como incentivar o conhecimento e o debate sobre os potenciais riscos desses produtos e seus impactos sociais, ambientais, sanitários, éticos, regulatórios e sobre o desenvolvimento rural.

 

O seminário se dirige a cientistas, professores, estudantes, formuladores de políticas públicas, formadores de opinião e a todos os cidadãos interessados em conhecer o assunto e participar dos rumos de seu desenvolvimento.

 

A programação do evento inclui uma série de conferências, mesas redondas e debates com convidados nacionais e internacionais. No primeiro dia, serão apresentados a Iniciativa Nacional de Nanotecnologia dos Estados Unidos e o Fórum Brasileiro de Competitividade em Nanotecnologia, além de oportunidades de negócio para pequenas e médias empresas.

 

Também serão discutidas as aplicações da nanotecnologia na saúde, as possíveis consequências nocivas dos nanomateriais à saúde e ao ambiente, os métodos para medi-las e as normas para preveni-las, e questões éticas ligadas ao setor.

 

No terceiro e último dia, a discussão será voltada à regulação das nanotecnologias, tanto no contexto brasileiro, com destaque para o papel do Congresso e do Inmetro, quanto no âmbito internacional, o que envolve questões de governança global. Os desafios da formação em nanotecnologia, na graduação e na pós-graduação, também serão colocados em debate.

 

Trabalhos

 

Os trabalhos a serem apresentados no seminário devem abordar um dos seguintes temas: produtos e usos das nanotecnologias, em especial no setor saúde; efeitos e impactos potenciais das nanotecnologias na saúde e no ambiente; nanotecnologias, convergência tecnológica e sociedade; e regulação de nanotecnologias.

 

Os resumos aprovados pela comissão científica do seminário serão apresentados sob a forma de pôster.

 

A inscrição e o envio de resumos devem ser feitos por meio de formulários eletrônicos disponíveis no site www.nanoseminar.com.br

(Assessoria de Comunicação da Fiocruz)