A diretoria da FAPERJ divulgou, nesta quinta-feira (29/12), o resultado da segunda edição do programa de Auxílio à Editoração (APQ 3), referente ao ano de 2011. Foram contemplados 67 novos títulos propostos por pesquisadores de 17 instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro. Com a divulgação deste resultado o número de títulos apoiados pelas duas edições do APQ 3 em 2011 chega a 137.
Os projetos aprovados abordam temas que vão da ecologia, passando pela educação, meio ambiente e divulgação científica. Como em outras edições do APQ 3 a grande área de Ciências Humanas foi a responsável pela maioria dos projetos contemplados, correspondendo a 62,7% do total de títulos aprovados; seguida de Ciências Sociais Aplicadas que totalizou 17,9% dos projetos aprovados; de Linguística, Letras e Artes com 9%; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; e Ciências Exatas e da Terra, cada uma, com 3% da aprovação de projetos; e Engenharias com 1,5% dos pr ojetos aprovados nesta edição do APQ 3.
Do total de projetos contemplados, 19 tiveram origem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), seguida pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com 12 títulos, da Universidade Federal Fluminense (Uff) e da Fundação Oswaldo Cruz (Focruz), ambas, com seis projetos aprovados. A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) aprovaram, cada, 5 títulos; a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), aprovou 3 projetos e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) teve 2 projetos contemplados. Completam a lista o Colégio Pedro II (CPII); a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec); o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast); a Universidade Cândido Mendes (Ucam); a Uni versidade Estácio de Sá (Unesa); a Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e a Universidade Salgado de Oliveira (Universo), cada uma delas com uma proposta beneficiada.
Como em anos anteriores, a segunda edição de 2011 do APQ 3 manteve a seleção das publicações submetidas segundo critérios não apenas do valor do material apresentado, mas também da dificuldade de sua edição comercial e sua contribuição ao desenvolvimento científico, cultural, econômico e social fluminense. Igualmente importante para a seleção é a produção científica, tecnológica ou artística-cultural do candidato nos últimos cinco anos, divulgada nos principais veículos de difusão científica ou literária. Voltado a financiar a publicação de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas em qualquer tipo de suporte (papel, eletrônicos etc.), o APQ 3 também analisa solicitações para produção de vídeos, CDs e DVDs.
Podem ser candidatar ao programa pesquisadores com grau de doutor ou equivalente, com produção científica qualificada,
especialmente nos últimos cinco anos, e que mantenham vínculo com instituições de ensino e pesquisa fluminenses. Também são elegíveis pesquisadores aposentados residentes no estado do Rio de Janeiro, com grau de doutor ou equivalente, em regime de aposentadoria compulsória ou aposentados em outro regime de trabalho, com idade superior a 70 anos e que tenham tido vínculo empregatício em instituição de ensino e pesquisa sediada no estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o Calendário de Bolsas e Auxílios da FAPERJ, também divulgado nesta quinta, a próxima edição do APQ 3 estará aberta do dia 16 de fevereiro a 24 de maio de 2012, com resultados previstos para serem divulgados a partir de agosto de 2012. As normas para apresentação de propostas ao Auxílio à Editoração (APQ 3) prevêem que, a partir de 2012, ao menos uma das propostas orçamentárias, das três obrigatórias, sejam de editoras unive rsitárias sediadas no estado do Rio de Janeiro.
Para conhecer o catálogo de publicações da FAPERJ vide, www.faperj.br.
Confira abaixo a listagem dos contemplados na 2ª edição de 2011 do programa de Auxílio à Editoração (APQ 3)
Resultado: programa de Auxílio à Editoração (APQ 3) - 2011.2
Solicitante |
Instituição |
Título do projeto |
Adjovanes Thadeu Silva de Almeida |
Unigranrio |
O regime militar em festa: o Sesquicentenário da Independência do Brasil (1972) |
Alberto Roiphe Bruno |
UFRJ |
Forrobodó na linguagem do sertão: leitura verbo-visual de folhetos de cordel |
Alexandre do Nascimento |
Faetec |
Do direito à universidade à universalização do direito: os cursos pré-vestibulares populares e as políticas de ação afirmativa para negros no ensino superior |
Amana Rocha Mattos |
Uerj |
Liberdade, um problema do nosso tempo: os sentidos da liberdade para os jovens no contemporâneo |
Amilcar Araujo Pereira |
UFRJ |
O Mundo Negro: relações raciais e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil |
Ana Lila Lejarraga |
UFRJ |
O amor em Winnicott |
Ana Maria de Toledo Piza Rudge |
PUC-Rio |
Coletânea psicanálise e outros saberes |
Ana Waleska Pollo Campos Mendonça |
PUC-Rio |
Histórias de pesquisa na educação / pesquisas na história da educação II |
Ângela Moulin Simões Penalva Santos |
Uerj |
Rio de Janeiro: um território em mutação |
Angelo da Cunha Pinto |
UFRJ |
Química hoje |
Anita Handfas |
UFRJ |
Dilemas e perspectivas da sociologia na educação básica |
Carla Rodrigues |
PUC-Rio |
Duas palavras para o feminino: hospitalidade e responsabilidade no pensamento de Jacques Derrida |
Christina Helena da Motta Barboza |
MAST |
As viagens do tempo: uma história da meteorologia em meados do século XIX |
Clara Raissa Pinto de Goes |
UFRJ |
A política do significante |
Claudia Beltrão da Rosa |
UNIRIO |
Semiótica do espetáculo: um método para a história |
Diogo Azevedo Lyra |
UFRJ |
A república dos meninos: valores éticos e morais dos garotos armados do morro |
Esther Kuperman |
Colegio Pedro II |
Velha Bossa Nova - A SUMOC e as disputas políticas no Brasil dos anos 50 |
Fábio Vieira de Araújo |
Uerj |
Praia limpa é a minha praia |
Fernando José Gastal de Castro |
UFRJ |
Fracasso do projeto de ser e paradoxo organizacional |
Francisco José de Figueiredo |
Uerj |
Glossário de zoologia |
Geraldo Ramos Pontes Junior |
Uerj |
Memória, cultura e poder: diálogos interdisciplinares |
Gilda Guimarães Leitão |
UFRJ |
História, teoria e prática da cromatografia contracorrente: aprendendo passo a passo |
Glaucio José Marafon |
Uerj |
Revisitando o território fluminense IV |
Guilherme Carlos Lassance dos Santos Abreu |
UFRJ |
Guia de arquitetura metropolitana do Rio de Janeiro |
Henrique Garcia Sobreira |
Uerj |
Novos temas em educação, cultura & comunicação nas periferias urbanas |
Inês Barbosa de Oliveira |
Uerj |
O currículo como criação cotidiana |
Ingrid de Mello Vorsatz |
UFRJ |
Antígona e o fundamento trágico da ética da psicanálise |
Joana D'Arc Fernandes Ferraz |
UFF |
Brasil: o que aconteceu no regime militar? Um livro para os que nasceram bem depois... |
João Luis Ribeiro Fragoso |
UFRJ |
Sistema agrário e fazendeiros de café no Médio Vale do Paraíba do Sul: Paraíba do Sul, 1830-1888 |
José Reginaldo Santos Gonçalves |
UFRJ |
A alma das coisas: patrimônios, materialidade e ressonância |
Juliana Bastos Marques |
UniRio |
Tradição e renovações da identidade romana em Tito Lívio e Tácito |
Leda Maria Silva Kimura |
Embrapa |
Pesagro-Rio - vídeo institucional |
Leila Maria Brasil Danziger |
Uerj |
Diários públicos: sobre memória e mídia |
Lucia Helena de Freitas Pinho Franca |
Universo |
Propostas multidisciplinares para o bem-estar na aposentadoria |
Lucia Helena Pereira da Silva |
UFRRJ |
Memórias do urbanismo na Cidade do Rio de Janeiro 1778/1878: estado, administração e práticas de poder |
Luena Nascimento Nunes Pereira |
UFRRJ |
Os Bakongo de Angola: etnicidade, religião e parentesco num bairro de Luanda |
Luiz Antonio da Silva Teixeira |
Fiocruz |
Controle do Câncer no Brasil: passado e presente |
Marcelo Helvecio Navarro Serpa |
UFRJ |
Sufrágios espetacularizados: os referendos e eleições venezuelanos (1998-2010) |
Marcelo Paraíso Alves |
IFRJ |
Tecendo conhecimentos nas escolas |
Márcia Cabral da Silva |
Uerj |
Leitura, pesquisa e ensino |
Marco Antonio de Carvalho Bonetti |
ESPM |
Filme como arte: resgate de uma teoria da imagem |
Marco Moriconi |
UFF |
Todo dia é dia de ciência |
Marcos Chor Maio |
Fiocruz |
A História do projeto unesco: ciências sociais e relações raciais no Brasil |
Maria Carlota Amaral Paixão Rosa |
UFRJ |
Uma língua africana no Brasil Colônia de Seiscentos: o quimbundo ou língua de Angola na arte de Pedro Dias, S.J. |
Maria Cecília de Souza Minayo |
Fiocruz |
Projeto visando à solicitação de financiamento para número temático especial: Questões ambientais sob a perspectiva da saúde |
Maria Cristina Franco Ferraz |
UFF |
Potenciais e práticas do acaso: o acaso na filosofia, na cultura e nas artes ocidentais |
Maria Cristina Leal |
Uerj |
Direitos humanos e suas interfaces nas políticas sociais |
Maria da Glória de Oliveira |
UFRRJ |
Crítica, método e escrita da história em João Capistrano de Abreu |
Maria Isabel Mendes de Almeida |
Ucam |
Criatividade & profissionalização: jovens, subjetividades e horizontes profissionais |
Mariana Paladino |
UFF |
Povos indígenas e escolarização. Discussões para repensar novas epistemes nas sociedades latino-americanas |
Marina Henriques Coutinho |
UNIRIO |
A favela como palco e personagem e o desafio da comunidade-sujeito. |
Marisa Fernandes Mendes |
UFRRJ |
Laboratórios didáticos do Departamento de Engenharia Química: da teoria à prática |
Monah Winograd |
PUC-Rio |
Processos de subjetivação, clínica ampliada e sofrimento psíquico |
Monica Rabello de Castro |
Unesa |
Investigação do trabalho docente: sujeitos e percursos |
Natalia dos Reis Cruz |
UFF |
Práticas e ideias fascistas no Brasil |
Paulo Roberto Elian dos Santos |
Fiocruz |
Arquivos pessoais: história, preservação e memória da ciência |
Paulo Roberto Tonani do Patrocínio |
PUC-Rio |
Escritos à margem: a presença de autores de periferia na cena literária contemporânea. |
Rebeca Gontijo Teixeira |
UFRRJ |
O velho vaqueano - Capistrano de Abreu (1853-1927): memória, historiografia e escrita de si |
Shaiene Costa Moreno |
IFRJ |
Revista Expocanp - Exposição acadêmica, científica e tecnológica do campus Nilo Peçanha / Pinheiral - IFRJ |
Simone Souza Monteiro |
Fiocruz |
Estigma, discriminação e saúde: desafios políticos e acadêmicos |
Sonia Maria de Castro Nogueira Lopes |
UFRJ |
A História da educação em debate: estudos comparados, profissão docente, infâncias, família e igreja |
Stella Regina Taquette |
Uerj |
Ética em pesquisa com populações vulneráveis |
Tamara Tania Cohen Egler |
UFRJ |
Território digitalizado |
Tania Maria de Freitas Barros Maciel |
UFRJ |
Fronteiras e diversidades culturais no século XXI: desafios para o reconhecimento no estado global |
Tânia Salgado Pimenta |
Fiocruz |
Suplemento especial à saúde dos escravos: doenças, medicina e escravidão atlântica |
Vera Lucia Ferreira Motta Rezende |
UFF |
Urbanismo na Era Vargas: a transformação das cidades brasileiras |
William Soares dos Santos |
UFRJ |
A entrevista de pesquisa qualitativa: perspectivas de análise |