UFRJ tem cinco pesquisadores contemplados no 1º edital Ciência Pioneira
12/05/2025
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2), parabeniza os cinco pesquisadores da instituição selecionados no primeiro edital Ciência Pioneira — Pesquisadores em Consolidação de Carreira Independente, promovido pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (ID'OR). Foram selecionados de várias regiões do Brasil UFRJ 15 pesquisadores no total. O resultado foi anunciado em cerimônia realizada no dia 7 de maio, na sede do ID'OR, no Rio de Janeiro.
A iniciativa inédita visa apoiar, ao longo de três anos, projetos inovadores de jovens cientistas brasileiros com investimento de R$ 7,2 milhões. O edital contemplou propostas nas áreas de Biologia Molecular e Celular, Física e Matemática da Biologia, e Neurociência e Cognição.
Com grande satisfação, destacamos que dois dos pesquisadores premiados da UFRJ estão vinculados ao Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM), dois ao Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) e um ao Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) reforçando o protagonismo dos institutos da UFRJ da área no avanço científico nacional. A PR-2 congratula calorosamente os(as) docentes e pesquisadores pela excelência de suas propostas e pela contribuição à ciência brasileira.
A PR2 reafirma seu compromisso com a valorização da pesquisa científica e celebra o reconhecimento dos jovens talentos da UFRJ. O resultado do edital pode ser conferido aqui.
Confira abaixo a lista dos aprovados:
Felipe Campos — IBqM
Pesquisa: Potencial terapêutico do transplante autólogo de proteassomas na doença de Alzheimer.
Fernando Seara — IBCCF
Pesquisa: Envelhecimento cardiovascular: mecanismos homeostáticos e potencial terapêutico das vesículas extracelulares.
Juliana Rizzo — IBCCF
Pesquisa: Decodificando a comunicação microbiana: explorando o potencial das vesículas extracelulares na descoberta de novos fármacos.
Mychael Lourenço — IBqM
Pesquisa: Fatores celulares que conferem resiliência à demência: os papéis da síntese proteica no cérebro.
Ronaldo Amaral — ICB
Pesquisa: Como as células da cartilagem respondem a superfícies curvas e sua relação com a degradação e regeneração da cartilagem.