Professor da UFRJ é destaque no ISBA World Meeting 2024
19/06/2024

A ISBA 2024 é a edição mais recente de uma série de conferências organizadas pela International Society for Bayesian Analysis (ISBA). Desde sua criação entre 1991 e 1992, a ISBA tem promovido o avanço da estatística bayesiana e sua aplicação em diversos campos, beneficiando a comunidade científica internacional. Fundada oficialmente em 1992 como uma corporação sem fins lucrativos, a ISBA foi estabelecida com a ajuda dos estatísticos Thomas H. Leonard, Gordon M. Kaufman e do economista Arnold Zellner.

A ISBA publica o jornal eletrônico Bayesian Analysis e organiza encontros mundiais bienais. O primeiro encontro ocorreu em São Francisco em 1993, em conjunto com o Seminário NBER-NSF sobre Inferência Bayesiana em Econometria e Estatística. As edições mais recentes foram realizadas em Kunming, China (2020) e Montreal, Canadá (2022).

O objetivo dos encontros mundiais da ISBA é reunir a comunidade estatística internacional de pesquisadores e profissionais que desenvolvem métodos bayesianos e os aplicam a problemas desafiadores em diversas áreas, como economia, finanças, negócios, indústria, bioestatística, estatísticas farmacêuticas, estatísticas ambientais, entre outras. Neste ano, o encontro ocorrerá entre os dias 1-7 de julho em Veneza, Itália.

O evento terá como convidado de honra o professor Dani Gamerman. Professor Emérito na UFRJ desde 2021, Dani Gamerman possui um diploma em Engenharia Mecânica pelo Instituto Militar de Engenharia (1980), Mestrado em Estatística pelo IMPA (1983) e Doutorado em Estatística pela Universidade de Warwick (1987). Foi professor de Estatística na UFRJ de 1996 a 2019 e Professor Visitante de Estatística na UFMG de 2019 a 2021.

Para mais informações sobre a SBA 2024 e inscrições, visite o site oficial da ISBA.