A matéria, escrita pelo Professor Edgilson Tavares (UFBA) no Estadão, pauta-se na implementação e nas consequências do Decreto nº 10.502/2020, que estabelece a chamada "Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao longo da Vida". Tendo em vista os avanços alcançados pelos movimentos de pessoas com deficiência ao longo dos anos, tal decreto representa, para o autor, uma imprudência no que tange à temática, pois o cerne da política corrompe o conceito de inclusão ao tentar unir o movimento aos interesses capitalistas de mercado.
O livro "Geografia Urbana", organizado por Ana Maria de Barros, Cláudio Zanotelli e Vivian Albani, compilado com base em apresentações feitas no XVI Simpurb, realizado em 2019, relaciona aspectos de movimentos revolucionários com o espaço privado e público na urbe. O livro discute as injustiças e desigualdades que atingem grupos minoritários, tendo em vista a distribuição de poder na cidade por parte do aparato estatal que, por sua vez, atende, em muitos casos, aos interesses de mercado.
O Seminário "La Cuarta Transformación en la crisis de la globalización neoliberal y el mundo posvirus", organizado pela Universidade Nacional Autônoma do México, teve início no começo do mês e ocorrerá todas as sextas feiras até janeiro de 2021. O tema central do debate será a crise do neoliberalismo impulsionada pela ascensão de núcleos de produção como os BRICs, com ênfase para a China, em busca do desenvolvimento econômico latino-americano.
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) promove, em outubro, cursos online em parceria com o Instituto República para celebrar o Mês do Servidor Público. No dia 29/10, a partir das 18h, haverá uma palestra com o Professor James L. Perry, da Universidade de Indiana - EUA, com o tema "Gerenciando Organizações para manter a Paixão pelo Serviço Público". A inscrição poderá ser feita até o dia 29/10.
A Edição nº 02/2020 da Revista Ciência Geográfica apresenta o dossiê Amazônia I, desafiando o leitor a percorrer leituras sobre um patrimônio imensurável, repleto de recursos, ao mesmo tempo que marcado por desigualdades. Os artigos demonstram a diversidade da região, seja ambiental, seja populacional, a partir da qual estados independentes interligam-se através da chamada Pan-Amazônia.
No mês de outubro, ocorre o Festival Nexo, online e totalmente gratuito, com diversas palestras e oficinas abordando assuntos sobre políticas públicas no país, de acordo com princípios do jornal Nexo.
A Revista Políticas Públicas: Horizontes Latino-americanos, promovida pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Políticas Comparadas da Associação Latino-Americana de Ciência Política (ALACIP), voltada à divulgação de textos acadêmicos (artigos, chamadas e resenhas) na área de políticas públicas, lançou sua edição nº 02/2020, em agosto.
O Mestrado em Políticas Públicas e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) alinha teorias e conceitos, através de módulos com aplicação prática na formação de gestores, pesquisadores focados na realidade e mestres preocupados com o estudo acadêmico globalizados. A inscrição vai até o dia 13/11 e, posteriormente, os candidatos serão convocados para entrevistas no período de 23 a 26/11. O resultado sai no dia 02/12.
Fonte: IPPUR/UFRJ