Atualização de 15/09/2021:
A CAPES tornou público o Resultado Final dos aprovados na análise documental de acordo com os itens 1.2, 9 e 11, do Edital nº 19/2020 - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior.Clique aqui para conferir o resultado do edital
A PR-2 parabeniza os contemplados pelo destaque.
-------------
Atualização de 09/03/2021:
Segue abaixo publicação do resultado final com a lista dos candidatos aprovados UFRJ no processo de seleção do Edital nº 19/2020 da Capes, Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE).
De acordo com o referido edital, cada Programa de Pós-graduação com nível de doutorado e nota igual ou superior a quatro na Avaliação da Capes faz jus a 1 bolsa, com duração mínima de 4 meses e duração máxima de 6 meses.
Ainda segundo este edital, os Programas de Pós-graduação participantes do Programa CAPES-PrInt não podem indicar discentes para o PDSE.
Conforme previsto no edital em pauta, a Capes admite o remanejamento das bolsas não utilizadas.
Foram considerados os critérios para o remanejamento definidos anteriormente pelo Conselho de Ensino para Graduados: a preferência aos Programas com notas 4 e 5 na avaliação da Capes, seguidos pelos programas com notas 6 e 7; e a relação entre o número total de discentes no curso e o número de cotas de remanejamento solicitadas.
Clique aqui para visualizar o Resultado Final do PDSE, com os nomes dos candidatos contemplados UFRJ
O calendário com as etapas internas UFRJ pode ser consultado na atualização abaixo desta notícia e a divulgação deste edital foi realizada na página PR-2, no Facebook PR-2, no Instagram PR-2, no 83º Boletim Informativo da PR-2 de 16/10/2020 (http://posgraduacao.ufrj.br/boletim/83), além do envio tradicional de e-mail com as instruções da PR-2 pela Divisão de Programas e Bolsas.
A partir do dia 15 de março de 2021 e até o dia 22 de março de 2021, os candidatos selecionados deverão realizar a inscrição das candidaturas no sistema da CAPES, incluindo preenchimento do formulário de inscrição online e envio da documentação obrigatória.
Fonte: DPB/PR-2 e Superintendência Acadêmica de Pós-graduação/PR-2 (Adaptada)
--------------------------------------------------------
Atualização de 17/11/2020 (atualizada em 11/02/2021):
Divulgado pela CAPES o Edital PDSE 19/2020 para a seleção de candidatos às bolsas de doutorado sanduíche, dos Programas de Pós-graduação que não participam do PRINT.
A DPB/PR-2 recomenda a leitura cuidadosa do Edital. Para maiores informações acesse o link da página do PDSE/CAPES: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/multinacional/programa-de-doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse
Conforme previsto no Edital, a partir do calendário proposto pela Capes, a DPB/PR-2 adotou o seguinte cronograma interno:
A DPB/PR-2 coloca-se à disposição para esclarecer dúvidas por meio eletrônico (pelo e-mail elainegoulart@pr2.ufrj.br).
Fonte: DPB/PR-2 (Adaptada)
Leia também a notícia 'Seleção para doutorado no exterior vai até março' do site CAPES sobre esse assunto, acessando https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/selecao-para-doutorado-no-exterior-vai-ate-marco
------------------------------------------------------
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou, no Diário oficial da União, o Edital nº 19/2020, referente ao Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). A seleção oferece até 1.400 bolsas fora do Brasil para doutorandos de programas de pós-graduação (PPG) com nota igual ou superior a quatro na Avaliação Quadrienal da CAPES de 2017.
Com o orçamento de R$89,8 milhões, o Programa permite que alunos matriculados em cursos de doutorado no Brasil façam parte de seus estudos em instituição no exterior. Após a conclusão da bolsa, que dura entre quatro e seis meses, eles devem retornar ao País para a defesa da tese.
As IES terão até a data definida pela CAPES para selecionar seus candidatos. Os aprovados nessa fase farão a inscrição pelo SICAPES, no período definido pela CAPES, e deverão apresentar certificado de proficiência em língua estrangeira.
Fonte: CCS/CAPES (site CAPES adaptada)
Clique aqui para saber mais