Capes promove seminário debate projetos sobre recursos hídricos, um deles vindo da UFRJ
27/08/2020

Foto: Divulgação. | Edital conjunto entre CAPES e ANA selecionou 12 projetos para tornar mais eficiente a gestão e a regulação da água no país

Começou nesta quarta-feira, 26, o segundo seminário do Programa CAPES/ANA – Pró-Recursos Hídricos. Os coordenadores dos 12 projetos vencedores de edital relatarão o andamento até aqui. No dia de ontem as três iniciativas apresentadas foram da área temática “Instrumentos, metodologias e tecnologias para alocação de água”. O evento durará quatro períodos — duas manhãs e duas tardes —, sempre com as atenções voltadas para três trabalhos. A conclusão será na quinta-feira, 27.

Júlio César Siqueira, coordenador-geral de Programas Estratégicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), destacou a importância da parceria entre a CAPES e a Agência Nacional de Águas (ANA) para o desenvolvimento de pesquisas e a formação de pós-graduados nas áreas de regulação e gestão dos recursos hídricos. “Trata-se de uma parceria que vai ao encontro da missão da CAPES, de formar recursos humanos em alto nível”, afirmou. Para Alan Vaz Lopes, representante da ANA no Comitê Gestor do Pró-Recursos Hídricos, o programa “aproxima responsáveis pela gestão da água e os pensadores da academia”.

O Programa CAPES/ANA – Pró-Recursos Hídricos é fruto de parceria entre a CAPES, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), responsável por fomentar a pós-graduação brasileira, e a Agência Nacional de Águas (ANA), agência reguladora do governo federal. O objetivo é incentivar pesquisas científicas e formação de pós-graduandos em regulação e gestão de recursos hídricos.

A PR-2 parabeniza Vera Lucia de Moraes Huszar pelo destaque de seu projeto: "Monitoramento e controle de florações de cianobactérias em sistemas aquáticos tropicais"

Acesse a notícia na íntegra.

Clique aqui para mais informações

Fonte: Site CAPES (Adaptada)