A Revista Geografar é um periódico científico em formato eletrônico, elaborado e mantido pelo corpo discente e docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná. Tem como objetivos possibilitar um meio de divulgação de trabalhos acadêmicos de cunho geográfico, incentivar a pesquisa e a publicação de artigos dos alunos de pós-graduação, professores e demais membros da comunidade acadêmica. A escolha pelo formato eletrônico adotado pela revista visa proporcionar um acesso rápido, de ampla divulgação e baixo custo.
Com a pandemia da Covid-19, pessoas e territórios vulneráveis das cidades ficaram ainda mais ameaçados. As precauções para evitar a disseminação da doença envolvem distanciamento social, ventilação dos ambientes e medidas de higiene, como lavar as mãos frequentemente. O que parece simples para alguns, não está disponível para uma parcela da população. Pesquisa da Casa Fluminense mostra que cerca de 300 mil domicílios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro têm mais de três pessoas dividindo um único quarto. Outro levantamento, do Instituto Trata Brasil, aponta que cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água.
A Editora UFRJ, a fim de contribuir com a divulgação das produções científica e artística, torna pública, por meio dos editais 53, 54, 55 e 56, de 2020, a realização de seleção de originais de todas as áreas de conhecimento para publicação, obedecendo aos critérios da política editorial da Editora UFRJ. Os referidos editais têm por objetivo captar obras para compor a pauta de publicações da Editora UFRJ em 2021, de forma a ampliar a variedade de áreas, temas e correntes de pensamento abrangidos pelo seu catálogo, reforçando a vocação da Editora como local de diversidade de ideias e discussão construtiva do conhecimento.
A Revista ETHOS tem como objetivo sistematização dos eventos e conhecimentos que são produzidos por estudantes e profissionais do Campo de Públicas, a fim de tornar projetos dos mais variados lugares e Instituições do Brasil mais conhecidos e acessíveis para um público maior.
Fonte: IPPUR/UFRJ