MEC premia projetos de alfabetização com Medalha Paulo Freire
06/06/2011

O Ministério da Educação (MEC) premiará as melhores experiências de alfabetização e de educação de jovens e adultos desenvolvidas em todo país com a Medalha Paulo Freire. O concurso é dirigido a projetos e programas desenvolvidos por universidades, movimentos sociais, organizações não-governamentais e os vinculados às secretarias estaduais e municipais de educação. As inscrições vão até o dia 12 de julho.

A Medalha Paulo Freire tem como objetivo reconhecer e estimular experiências educacionais que promovam ações bem sucedidas na alfabetização e educação de jovens e adultos. A iniciativa possui caráter cultural e educacional e não está vinculada a prêmio de qualquer natureza. Podem concorrer experiências iniciadas até novembro de 2009. Cada entidade ou instituição inscreve um projeto.

Da primeira edição, em 2005, até 2009, a Medalha Paulo Freire recebeu 66 inscrições de experiências. Foram distribuídas 13 medalhas para entidades de dez unidades da Federação. Nas edições de 2005, 2006 e 2009, os vencedores receberam medalha criada pelo artista e escultor pernambucano Francisco Brennand. Em 2010, a medalha será confeccionada pela Casa da Moeda.

Objetivos, prazos, critérios de seleção estão descritos no Edital nº 3/2010, que pode ser acessado na página eletrônica da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação.