O esforço do CNPq em aprimorar suas ferramentas de comunicação e oferecer possibilidades mais ágeis e modernas para os pesquisadores resultou em uma nova versão do aplicativo para celulares e tablets. Lançado em 2019, inicialmente para o sistema Android, agora, ele está disponível, também, para o IOS. Assim, a ferramenta pode ser encontrada no Google play (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.cnpq.app&hl=pt_BR) e na App Store (https://apps.apple.com/tt/app/cnpq-app/id1494768975?ign-mpt=uo%3D2) com novas funcionalidades.
Além de receber comunicados sobre chamadas públicas, prazo de submissão de propostas, concessão de bolsas e auxílios, entre outros informes, é possível acessar, editar e compartilhar o Currículo Lattes. Pelo aplicativo, os bolsistas podem, também, acessar o informe de recebimentos para fins de Imposto de Renda.
Com essa nova versão do aplicativo, em breve, os e-mails @pq e @pesquisador, destinados aos bolsistas do CNPq, serão desativados e as comunicações com os pesquisadores usuários do sistema da instituição serão feitas por meio da Plataforma Integrada Carlos Chagas e pelo Aplicativo do CNPq.
Outra novidade é o acesso ao aplicativo, que também poderá ser feito com o login usado via Gov.Br, para quem já tiver o cadastro. O acesso com as credenciais atuais continuará funcionando.
O aplicativo está em constante evolução para atendimento das necessidades de seus usuários, inclusive já estão em desenvolvimento novas funcionalidades, tais como: excluir ou bloquear o Currículo Lattes, consultar o resumo do histórico de seus processos no CNPq, realizar a exclusão de mensagens de e-mails, organizar as mensagens da caixa de entrada de acordo com suas categorias, entre outras.
Saiba mais sobre o Aplicativo CNPq: http://www.cnpq.br/web/guest/aplicativo
Fonte da notícia: Site CNPq (Adaptada)
Fonte da imagem: Site CNPq
Clique aqui e Clique aqui para mais informações
Notícia atualiada em 06/07/2020