Aplicativo lançado por Startup (Coppe/UFRJ) começa a ser implantado por municípios no combate à Covid-19
16/06/2020

Foto: Aplicativo Minha Saúde (Divulgação)

A Lemobs, empresa residente da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, lançou o aplicativo App Minha Saúde, cujo objetivo é apoiar municípios e população, facilitando a avaliação de sintomas que possam sinalizar o diagnóstico da Covid-19. O aplicativo permite realizar uma “Autoavaliação Coronavírus”, que embora não substitua o diagnóstico clínico que deve ser feito, exclusivamente, por médico, pode indicar a necessidade de monitoramento diário de sintomas como temperatura, pressão, entre outros, gerando escores de risco e análises por parte das secretarias de Saúde.

“Como o aplicativo é georreferenciado, a secretaria municipal de Saúde poderá monitorar os sintomas do cidadão e saber onde ele se encontra, facilitando a identificação de focos da pandemia. Além disso, o usuário poderá, futuramente, consultar todos os dados registrados, além de manter um canal direto com os serviços de saúde”, explica Sérgio Rodrigues, que também é pesquisador do Laboratório do Futuro da Coppe.

Além de atender às necessidades dos municípios, a ferramenta pode ser configurada para que empresas e planos de saúde possam oferecer o serviço a seus associados, e também para que empresas prestem serviço de acompanhamento médico online aos seus funcionários. O pesquisador da Coppe ainda acrescenta que todos os interessados podem utilizar o aplicativo, mesmo que não haja conexão direta com uma secretária de saúde. Neste caso, uma pessoa que desconfie estar com um dos sintomas da covid-19 poderá consultar os dados do Ministério Saúde disponibilizados no aplicativo, junto com o número direto de contato para tirar dúvidas. Além disso, ele poderá acessar o mapa das unidades de saúde, que faz parte do aplicativo, que indicará a unidade mais próxima para ser atendido. Até o dia 15 de junho, foram registrados downloads de usuários em 15 estados, envolvendo 100 municípios, sendo 27 somente no Rio de Janeiro. Ao todo, o número de usuários do aplicativo já ultrapassa a 10 mil.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra.

Fonte da notícia: Coppe/UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para acessar na íntegra a notícia 'Aplicativo da UFRJ que ajuda a identificar COVID-19 é usado no país ', publicada no site UFRJ, sobre esse assunto.

Notícia atualizada em 26/06/2020