Atualização de 26/11/2020
CNPq divulga resultado final da Chamada MAI/DAI
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado final da Chamada nº 12/2020 do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação - MAI/DAI. Serão concedidas 2.102 bolsas no País, nas modalidades Doutorado, Mestrado e Iniciação Tecnológica Industrial, com investimento total de R$ 50,91 milhões por parte do CNPq.
O Programa MAI/DAI busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs), por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial.
Foram contempladas 59 instituições das diferentes regiões do país, cerca de 66% das proponentes, com projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em parceria com a indústria.
Para saber mais, clique aqui
Para ver o resultado final, clique aqui
Fonte: Site CNPq (Adaptada)
--------------------------------------
Atualização de 02/10/2020
Veja abaixo banner que está, nesse momento, no painel rotativo do CNPq falando sobre essa chamada:
Esse banner está direcionando para: http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=resultados&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=9602
Fonte da notícia e do banner: Site CNPq (Adaptada)
--------------------------------------
Atualização de 09/09/2020
Resultado preliminar do Programa MAI/DAI
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o resultado preliminar da Chamada CNPq Nº 12/2020 - Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI).
Fonte: Site CNPq (Adaptada)
Para saber mais e para ver o resultado preliminar dessa chamada, acessem http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/10988852
------------------------------------------------
Atualização de 17/07/2020:
Clique aqui para acessar a ATA DE SELEÇÃO DAS PROPOSTAS PARA O PROGRAMA MAI/DAI UFRJ 2020
------------------------------------------------
Atualização de 07/07/2020
CNPq divulga prorrogação de prazos da chamada MAI/DAI
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) informou a prorrogação da submissão de propostas da chamada MAI/DAI, atendendo demanda da comunidade científica.
A Chamada Pública para o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI) teve prazo de submissão estendido. O prazo para implementação das bolsas também foi prorrogado e diferenciado para cada modalidade.
Fonte: Site CNPq (Adaptada)
Para saber mais e para ver o novo cronograma, acessem http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/9665090
------------------------------------------------
Atualização de 03/07/2020:
A PORTARIA Nº 4554, de 29 de junho de 2020, nomeia os componentes que integram o Comitê Ad hoc para seleção interna de propostas da UFRJ para concorrer a chamada CNPq nº 12/2020 – Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação MAI/DAI.
Fonte: PR-2/UFRJ
Clique aqui para acessar na íntegra a PORTARIA Nº 4554, de 29 de junho de 2020
------------------------------------------------
Com o objetivo de fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança a Chamada Pública para o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI).
A iniciativa amplia o escopo do Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI), de âmbito nacional, lançado pelo CNPq em 2018, com a inclusão da modalidade de Mestrado e de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI). Nesse Programa, os bolsistas desenvolvem seus projetos como estudantes regulares em curso de pós-graduação existente, devendo ter um orientador acadêmico e um supervisor junto à Empresa Parceira, à qual o projeto de mestrado/doutorado estará relacionado.
Cada proposta deverá solicitar de uma a dez bolsas de Mestrado e/ou uma a dez bolsas de Doutorado. Para cada bolsa de Mestrado, deverá ser solicitada, obrigatoriamente, uma ou duas bolsas de ITI e, para bolsa de Doutorado, de uma a quatro bolsas de ITI. Para cada bolsa de mestrado/doutorado concedida, será exigida uma contrapartida mínima da Empresa Parceira.
O Programa apoiará propostas aderentes a, no mínimo, uma das Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), conforme estabelecido na Portaria MCTIC nº 1.122/2020, com o texto alterado pela Portaria MCTIC nº 1.329/2020.
Com isso, o CNPq pretende contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação, fomentar projetos inovadores que apresentem risco tecnológico, por meio da pesquisa acadêmica, estimular a criação de redes de parcerias entre ICTs e empresas para a execução de projetos de pesquisa e de tecnologia inovadoras; auxiliar as empresas no desenvolvimento ou na melhoria de produtos, processos e serviços que favoreçam o avanço de setores econômicos estratégicos; além de promover ações de educação, popularização e/ou divulgação científica.
Fonte: Site CNPq (Adaptada)
Clique aqui para mais informações