A Ânima Pública -Empresa Júnior do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, da UFRJ/IPPUR- apresenta o "Ciclo de Lives". Diante do cenário atual de pandemia global, nós, como parte do Campo de Públicas temos o dever de esclarecer algumas dúvidas sobre esse assunto. Sendo assim é necessário levarmos em conta as transformações sociais, políticas e econômicas que estão ocorrendo nesse momento. Com esta finalidade convidamos alguns especialistas do Campo de Públicas como professores, para debatermos sobre a atual conjuntura e as possíveis consequências.
A Biblioteca do IPPUR disponibiliza à Comunidade IPPUR e visitantes documentários, entrevistas, palestras e filmes relacionados ao Campo de Públicas e à Área de Planejamento Urbano e Regional. O conteúdo é sugerido pelos Docentes do Instituto em colaboração com os servidores da Biblioteca.
Mais de dois milhões de pessoas já foram diagnosticadas com COVID-19 no mundo. A pandemia que pôs à prova sistemas de saúde, políticos e econômicos tem gerado incertezas e questionamentos. Para refletir sobre o problema e discutir tempos melhores, a PUC-Rio abriu um espaço de discussões – o projeto "E agora?". Nos quatro primeiros episódios, transmitidos sempre às sextas-feiras, às 15h, o tema central será o impacto da COVID-19 nas favelas do Rio de Janeiro.
Convidamos pesquisadoras e pesquisadores, estudantes, profissionais do setor público, ONGs, sindicalistas, ativistas sociais, povos originários e demais interessados em contribuir com estes Diálogos na defesa da gestão democrática da água e do saneamento público a nos enviar suas contribuições para nossa Série "Notas para os Diálogos".
A Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPCP) participou, no último dia 07/05, da Marcha Virtual pela Ciência promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com diversas atividades virtuais.
A proposta da campanha é que a juventude seja a ponte entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda! Vamos organizar pequenas equipes de transporte e limpeza que serão responsáveis por recolher, higienizar e distribuir doações que venham de toda cidade do Rio de Janeiro. Incentivando a solidariedade carioca, impulsionando doações e contribuições e distribuindo de forma segura para quem mais precisa.
Com mais de 1 mês de quarentena, o DCE Mário Prata e os CAs da UFRJ estão construindo a ação solidária "Eles Pelo Lucro, Nós Pela Vida", por entenderem que a pandemia tem aumentado a precarização da vida e gerado um grande impacto nas condições sociais e econômicas de milhares de brasileiros. Muitos estudantes mantêm a sua renda fazendo bicos ou vendendo doces nas universidades. Na primeira distribuição nossa meta é atender a 32 estudantes e suas famílias, que receberão em suas casas cestas básicas e alguns outros itens como a remédios e itens de higiene.
Fonte: IPPUR/UFRJ