Devido ao alto índice de afastamento de profissionais, principalmente da área de Enfermagem, o Sesat (Serviço de Saúde do Trabalhador) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) está fechado para atendimento a partir desta quinta-feira (30/4). Aqueles que atuam nele serão remanejados para áreas de assistência aos pacientes, a fim de suprir os que estão afastados neste momento. A falta de profissionais é o principal fator impeditivo para a abertura de novos leitos no HUCFF.
Outro fator importante na decisão de fechar o Sesat para atendimento aos funcionários foi a grande fila formada dentro do hospital, o que favorece a contaminação. Por esse motivo, optou-se por encaminhar essa demanda do Hospital à CPST (Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador).
A previsão é de que o Sesat reabra hoje (4/5), atendendo a rotina de acidentes biológicos e físicos da unidade, bem como os exames periódicos.
De 489 funcionários testados, 175 testaram positivo. Desses, um óbito.
EPIs
O estoque dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) do HUCFF está em dia. A unidade, inclusive, tem recebido doações e apoio de instituições para que se mantenha em alta em meio à pandemia. Há orientação adequada aos profissionais quanto ao uso correto, com a finalidade de que haja um controle para que não falte na assistência à medida que o fluxo de pacientes aumenta.
Suporte Psicológico
O Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do HUCFF está disponível desde o começo da pandemia para atendimento aos funcionários com a finalidade de prestar apoio no enfrentamento da pandemia. A forma de atendimento preferencial é via aplicativo de bate-papo. Caso seja indispensável o atendimento presencial, sempre serão utilizados EPIs.
Os funcionários têm ciência deste suporte, bem como do oferecido pela Central de Apoio à Saúde mental dos Trabalhadores em saúde da UFRJ (Ceats).
Fonte: Assessoria de Imprensa do HUCFF/UFRJ (Adaptada) - a partir do site UFRJ
Clique aqui para ler a nota no site da UFRJ