Importação para pesquisa é facilitada
20/04/2020

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concluiu a digitalização de serviços voltados para a importação de bens destinados à pesquisa científica e tecnológica. Além do serviço de credenciamento de pessoas físicas e jurídicas, o órgão finalizou agora, o serviço de operacionalização de importação de bens no processo de transformação digital, ganhando mais agilidade e transparência.

Realizados, até então, por meio de solicitação por e-mail, esses serviços passam a ser oferecidos por meio do portal GOV.BR, dentro da estratégia do Plano de Transformação Digital do Governo do Brasil. Esse plano é orientado pela perspectiva dos cidadãos e empresas, buscando a simplificação e a oferta de serviços por canais digitais, possibilitando o acompanhamento da solicitação diretamente pela internet.

O primeiro serviço transformado digitalmente no CNPq foi o Serviço de Credenciamento (SECIF) que credencia pesquisadores, instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICT), entidades sem fins lucrativos e empresas para importar bens destinados à pesquisa científica e tecnológica com isenção de impostos. Esse credenciamento é realizado exclusivamente pelo CNPq, agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O segundo serviço transformado digitalmente é o Serviço de Importação do CNPq (SEIMP), que atua na operacionalização de todo processo de importação para os pesquisadores e instituições credenciadas no CNPq - Lei 8.010/90.

Fonte: Site CNPq (Adaptada)

Clique aqui para mais informações