Há realmente um dilema entre salvar vidas ou salvar a economia? Neste animação feita por alunos de um grupo de Economia do Setor Público do IE/UFRJ são apresentados três cenários possíveis com as opções que temos para enfrentar a crise: a) não fazer quarentena ou apenas quarentena vertical; b) fazer quarentena horizontal sem ampliar os gastos públicos de forma contundente e rápida; c) fazer quarentena horizontal e ampliar os gastos públicos para garantir renda para famílias e empresas e recursos para saúde.
A cartilha surge da emergência na assistência à POP Rua, com muitas iniciativas insurgentes realizadas em grande parte pela sociedade civil, a fim de oferecer uma das necessidades mais básicas de um ser humano: alimentação, higienização, assistência social, entre outros. No entanto, muitos projetos estão com dificuldades para se organizar em virtude das recomendações sanitárias. O objetivo é dar continuidade às ações sem oferecer risco a vida dos voluntários e da população assistida.
Para auxiliar a divulgação das diversas vaquinhas online, que visam atender às mais variadas demandas dos mais impactados no combate ao Coronavírus, a Âgencia IPPUR selecionou uma lista de contribuições.