Ao anunciar os resultados de dois programas da instituição - Auxílio Básico à Pesquisa (APQ 1) e edital de Apoio à Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia -, a diretoria da Fundação divulgou, nesta quinta-feira, 20 de abril, seu apoio a 273 novos projetos. Os dois programas somam um total de recursos de R$ 5,7 milhões, a ser distribuído entre as propostas contempladas.
Com 23 instituições beneficiadas, o programa de Auxílio à Pesquisa (APQ 1) apoiará 235 propostas. Dentre elas, a instituição com maior número de projetos aprovados foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 62 propostas; seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com 44; pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com 32; e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com 20. A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) teve 17 projetos aprovados, enquanto a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) teve 15 e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), teve nove. A Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e o Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo) contaram, ambos, com seis propostas beneficiadas, e nquanto a Universidade Salgado de Oliveira (Universo) teve quatro; e a Universidade do Grande Rio (UnigranRio), três. A Universidade Estácio de Sá, a Fundação Getúlio Vargas, o Instituto Nacional do Câncer, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e a Universidade Veiga de Almeida (UVA) tiveram, cada, dois projetos aprovados. O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), o Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Universidade Cândido Mendes (Ucam) aprovaram um projeto cada.
Parte do programa Básico de Auxílio à Pesquisa da instituição - fomento espontâneo - e uma das modalidades de auxílio mais antigas da Fundação, esta edição terá R$ 4,2 milhões para apoiar os projetos contemplados. Embora com volume menor de recursos por projeto do que os disponibilizados por meio de editais, o APQ 1 permite que pesquisadores em fase inicial de sua carreira científica tenham apoio para a execução de seus projetos. Os valores recebidos pelos projetos contemplados poderão ser empregados na aquisição de material permanente ou de consumo, serviços eventuais de terceiros e outros itens essenciais à realização do projeto. O prazo para execução do projeto será de 12 meses, a partir da liberação dos recursos. < /o:p>
R$ 1,5 milhões para a popularização da ciência
Em sua quinta edição, o edital de Apoio à Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia - 2011 aprovou 38 novos projetos, oriundos de 14 instituições. Desse total, o maior número teve origem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 12 propostas apoiadas, seguida pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com sete; e pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), com quatro. A Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) tiveram, ambas, três projetos aprovados, enquanto o Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), o Observatório Nacional (ON), a Fundação Planetário da Ci dade do Rio de Janeiro (FPCRJ), a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), Fundação Educacional D. André Arcoverde - Centro de Ensino Superior de Valença (FAA/Cesva) e a Espaço Ciência Viva (ECV) tiveram uma proposta beneficiada.
Com recursos de R$ 1,5 milhão, o programa foi criado em 2007 para incentivar a difusão e divulgação de informações sobre a produção do conhecimento e da tecnologia, especialmente entre a população mais jovem, e produzir resultados que possam ser operacionalizados em políticas públicas. Classificados em uma de duas faixas, de acordo com o valor solicitado, os projetos da faixa A obedeceram ao valor máximo de R$ 100 mil para cada proposta, perfazendo um total de R$ 500 mil, disponibilizados para esta faixa; e na faixa B, tiveram valor máximo de R$ 50 mil para cada proposta, num total de R$ 1 milhão, disponibilizados para esta faixa. Os recursos do programa poderão custear tanto itens de capital, como a aquisição de materiais permanentes e de equipamentos, quanto itens de custeio, como pequenas obras de infr aestrutura e instalações (até o limite de 30% do montante solicitado em despesas de custeio), serviços de terceiros de pessoas físicas e jurídicas (até o limite de 40% do montante solicitado em despesas de custeio), diárias e passagens (até o limite de 10% do montante solicitado em despesas de custeio, desde que compreendam despesas necessárias para o desenvolvimento do projeto de pesquisa), material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos e despesas de importação de equipamentos (até o limite máximo de 18% do valor do bem importado). Cada projeto deverá ser executado em até 24 meses, a partir da data da liberação dos recursos.
Ruy Garcia Marques, diretor-presidente da FAPERJ, vê com satisfação a liberação destes resultados: "São duas formas tradicionais de fomento da Fundação, com grande alcance na comunidade científica. Desde que a FAPERJ recuperou a sua credibilidade, a demanda, notadamente no APQ 1, vem sendo fortemente crescente. Este é um programa que merece ser continuamente incentivado, haja vista que permite, mesmo com pequeno volume de recursos por projeto, que muitos pesquisadores tenham possibilidade de adquirir bens e material de custeio indispensáveis para a continuação de seus projetos. Quanto ao edital de Apoio à Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia, ele vem sendo lançado anualmente, desde 2007, e vem possibilitando que muitos dos projetos que fomentamos possa m chegar à população, mostrando em que vimos aplicando os recursos da Fundação."
Confira na íntegra o resultado do programa de Auxílio à Pesquisa (APQ 1) (arquivo em formato PDF, em anexo) e do edital de Apoio à Difusão e Popularização da Ciência e da Tecnologia - 2011, abaixo.
Resultado Edital FAPERJ N.º 02/2011 - Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia no Estado do Rio de Janeiro - 2011
Pesquisador |
Instituição |
Título do Projeto |
Alane Beatriz Vermelho |
UFRJ |
Ciência com micróbios: a microbiologia como plataforma para a divulgação científica |
Ana Valéria Freire Allemão Bertolino |
UERJ |
Popularização e difusão da responsabilidade ambiental através das Estações Experimentais da Faculdade de Formação de Professores/UERJ em São Gonçalo - RJ |
Andréa Carla de Souza Góes |
UERJ |
De Mendel a Venter: a evolução da ciência e o DNA |
Antônio José da Silva Neto |
UERJ |
Estruturação e implementação de projetos científicos com foco nos jovens talentos da região de Nova Friburgo |
Barbara Cristina Euzebio Pereira Dias de Oliveira |
FIOCRUZ |
Um patrimônio a serviço da divulgação científica: A coleção de febre amarela do Instituto Oswaldo Cruz |
Bernardo Mattos Tavares |
UFRJ |
Centro Interativo de divulgação científica do Norte Fluminense |
Carlos Roberto Rabaça |
UFRJ |
Olhares para o Céu: dos índios à conquista espacial |
Celly Cristina Alves do Nascimento Saba |
UERJ |
Rede Científica: da formação do planeta terraidiano do século XX - difundindo e popularizando a ciência e a tecnologia do Estado do RJ |
Debora Foguel |
UFRJ |
Portal ProfiCiência: vídeo-aulas e imagens sobre as carreiras científicas |
Débora Henrique da Silva Anjos |
UFRJ |
Conhecendo os parasitos do nosso dia a dia |
Euzileni Mantoanelli |
FAETEC |
Difusão técnico científica da produção animal e vegetal através da integração escola comunidade na Região do Norte Fluminense |
Fábio Cunha Coelho |
UENF |
Difusão e popularização de tecnologias com base ecológica para a agricultura no Norte Fluminense |
Franklin David Rumjanek |
UFRJ |
Dez drops de ciência |
Gilda Helena Bernardino de Campos |
PUC-RIO |
Difusão e popularização da ciência e tecnologia através de mídias digitais contextualizadas para a inclusão sócio-produtiva de adolescentes pobres da Região Metropolitana do Rio de Janeiro |
Gilson Gomes Vieira |
FPCRJ |
Estúdio para produção e difusão de conteúdo didático-científico em astronomia |
Heloisa Maria Bertol Domingues |
MAST |
A química no cotidiano do universo, da terra, do corpo |
Heloisa Meireles Gesteira |
MAST |
Novos olhares sobre o Brasil holandês: história natural e astronomia na conquista da América (1637-1654) |
Henrique Garcia Sobreira |
UERJ |
Quinta dimensão, terceira fase: manutenção |
Isimar de Azevedo Santos |
UFRJ |
Os caminhos da meteorologia no Rio de Janeiro do período Colonial ao Século XXI |
Jesus Landeira Fernandez |
PUC-RIO |
Psicólogos do futuro: divulgação das interfaces entre psicologia e neurociências |
Katia Jasbinschek dos Reis Pinheiro |
ON |
Curso à distância: o interior da Terra e seu campo geomagnético |
Luciane Correia Simões |
UFRJ |
Caminhos de Darwin - um roteiro turístico, educacional e científico |
Luciano Gomes de Medeiros Junior |
UFF |
Exposição de experimentos de Física para alunos do Noroeste Fluminense |
Marcelo de Araujo Carvalho |
UFRJ |
Ciência, história, cultura e tecnologia na Quinta da Boa Vista |
Marco Antônio Pereira Araújo |
FAA/CESVA |
Inclusão Digital como estratégia para resgate da cidadania e diminuição da exclusão social e econômica no município de Valença e região |
Maria Antonieta da Conceição Rodrigues |
UERJ |
Uerj ciência |
Maria Cristina de Assis |
UEZO |
Micro-organismos e Biotecnologia: Educação para o desenvolvimento tecnológico do futuro |
Maria de Fatima Moraes Valentim |
FIPERJ |
Subsídios para o ordenamento pesqueiro da manjuba, Anchoviella lepidentostole (Fowler, 1911) (Osteichthyes, Engraulidae), no Rio Paraíba do Sul, Estado do Rio de Janeiro. |
Maria Esther Alvarez Valente |
MAST |
Que raio de história - difusão e popularização científica dos raios na história do Brasil |
Maria Luiza Rocco Duarte Pereira |
UFRJ |
A química em tudo- a UFRJ no ano internacional da química |
Nivaldo Agostinho Lemos |
UFF |
Fãs da física: a transformação de fãs em futuros professores de Física para difusão de ciência e tecnologia |
Olaf Malm |
UFRJ |
Múltiplas formas de divulgar a ciência : "Narrando e contando vamos divulgando..." |
Patricia Lustoza de Souza |
PUC-RIO |
Ver o invisível - kit experimental para a visualização do infravermelho |
Pedro Muanis Persechini |
ECV |
Ciência Viva virtual: novos caminhos para a divulgação científica em museus de ciência |
Roberto Kant de Lima |
UFF |
Ampliação e Diversificação das Formas de Difusão Científica da UFF através do INCT-InEAC |
Ronaldo de Almeida |
MAST |
O Museu de astronomia volta a praia |
Thais Mothé Diniz |
UFRJ |
Olimpíada internacional de astronomia e astrofísica: levando ciência às escolas |
Thereza Christina de Almeida Rosso |
UERJ |
Jogos educativos - parte I - Ecomuseu Ilha Grande |