Atualização de 19/03/2020:
As instituições de ensino superior do Brasil possuem um vasto conjunto bibliográfico. O País possui hoje 6.057 bibliotecas públicas, de acordo com as informações do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Brasil (SNBP). A curadoria, catalogação, organização e monitoramento desse material é uma das funções do bibliotecário, que teve seu dia celebrado em 12 de março.
Clique aqui para acessar a notícia do site da CAPES 'Bibliotecário: a informação organizada' na íntegra.Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)
------------------------------
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
12 de março é comemorado o Dia do Bibliotecário e as funções desse profissional vão além de catalogar materiais e atender ao público. Elisângela Moura, bibliotecária-coordenadora do Setor de Referência da Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília (UnB) define-se como "mediadora da informação". Elisângela Moura, bibliotecária-coordenadora do Setor de Referência da Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília (UnB) define-se como mediadora da informação.
"A captação de informações precede o conhecimento da comunidade que será atendida e vai consumi-la posteriormente" explicou Elisângela. Ela contou que o bibliotecário fornece conhecimento de forma organizada, além de apoiar as atividades em todas as áreas do conhecimento.
A UnB é participante do Portal de Periódicos da CAPES, a maior biblioteca virtual do País, que pretende democratizar o acesso à informação científica e fortalecer os programas de pós-graduação no Brasil. Além disso, o Portal incentiva investimentos em excelência acadêmica nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa.
A BCE/UnB possui um setor de referência, com balcão de atendimento e bibliotecários disponíveis em tempo integral, que orientam sobre o acervo e seu uso. Além disso, o Setor é responsável por oferecer capacitações aos usuários em geral, tanto da comunidade acadêmica quanto da externa.
Clique aqui para acessar a notícia na íntegra.Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)