A UFRJ é a única da América Latina a integrar a Global Alliance of Universities on Climate (Gauc), um grupo de universidades líderes no debate sobre mudanças climáticas que acompanha o Fórum Econômico Mundial (FEM). O evento é realizado em Davos, na Suíça, e vai até hoje (sexta-feira 24/1).
Em 2020, a sustentabilidade é o tema central da reunião, que costuma definir os rumos da economia global. Governos, investidores e empresas discutem como se adaptar a uma realidade de esgotamento de recursos naturais, acirramento de desigualdades e iminente colapso ambiental. Relatório produzido pelo FEM chegou a classificar a crise do clima como o principal risco da década.
Nesse contexto, a Universidade Tsinghua, uma das melhores da China, tomou a iniciativa de criar a Gauc. A ideia é apresentar o que os centros de pesquisa produzem em termos de tecnologias sustentáveis. “A Aliança surge em um momento de extrema importância mundial, uma vez que é fundamental começar uma rota de crescimento de baixo carbono. As tecnologias desenvolvidas nas diferentes universidades poderão contribuir fortemente para que esse objetivo seja atingido”, defende Suzana Kahn, professora do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) e representante da UFRJ em Davos.
Fonte: Site UFRJ (Adaptada)
Clique aqui para ler a notícia na íntegra.