O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançam Edital para selecionar projetos de pesquisa que contribuam para o avanço do conhecimento e na geração de produtos que dêem subsídios para a formulação, implementação e avaliação de ações públicas voltadas a atenção em Genética Clínica no SUS.
As propostas aprovadas serão financiadas no valor global estimado de R$ 6 milhões, oriundos do Fundo Setorial de Saúde, a ser liberado em três parcelas. É importante focar que, parcela mínima de 30% dos recursos será, necessariamente, destinada a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.
O Edital irá contemplar projetos de pesquisa e desenvolvimento nas seguintes temáticas: Deficiência mental; Anomalias congênitas; Câncer familial; Doenças gênicas; Erros inatos do metabolismo. Cada proposta aprovada deverá ter seu prazo máximo de execução estabelecido em 36 meses e receberá o aporte de até R$ 300 mil para seu implemento.
Para participar, o pesquisador deve possuir o título de doutor, com experiência no tema do projeto, ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, e ainda vínculo empregatício (celetista ou estatutário) com a instituição de execução do projeto, exceto para pesquisadores aposentados que devem possuir vínculo formal funcional e estar em atividade junto à instituição de execução do projeto.
As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas , até o dia 30 de Setembro.
Acesse na íntegra o Edital:
http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/057.htm
Assessoria de Comunicação do CNPq