O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, dará posse ao engenheiro eletrônico Glaucius Oliva na presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico no próximo dia 27, às 16:30h, na sede da Instituição, em Brasília
Nesta terça-feira, 25, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a nomeação do professor Glaucius Oliva como o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). Glaucius Oliva graduou-se como engenheiro eletrônico em 1981 pela Universidade de São Paulo (USP), fez mestrado em física também na USP, e doutorou-se na Universidade de Londres em 1988 na área de cristalografia de proteínas.
O novo presidente já fazia parte da Diretoria Executiva do CNPq e vinha atuando como Diretor de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais (DEHS), desde fevereiro de 2010. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-A do CNPq, Glaucius criou e coordenou o Laboratório de Cristalografia de Proteínas e Biologia Estrutural do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), onde até hoje é professor titular e do qual já foi diretor.
Atualmente é Coordenador do CEPID "Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural (CBME)" da FAPESP e também do INCT de Biotecnologia Estrutural e Química Medicinal em Doenças Infecciosas do MCT/CNPq, Ministério da Saúde e FAPESP (INBEQMeDI).
Seus principais interesses de pesquisa estão centrados na estrutura e função de macromoléculas biológicas e suas aplicações no planejamento e desenvolvimento de novos fármacos, com particular ênfase em doenças infecciosas tropicais. Foi responsável pela implantação da área de Cristalografia de Proteínas no Brasil e sua integração ao esforço nacional na área de fármacos e medicamentos. Como parte deste projeto coordenou vários experimentos de cristalização de proteínas em microgravidade, a bordo dos ônibus espaciais da NASA, nos anos 1997-98, de forma pioneira no Brasil.
Oliva tem 136 artigos publicados em revistas internacionais, os quais foram citados cerca de 2000 vezes (Jan/2011) em outros artigos científicos (ISI). Também tem liderado projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração com empresas farmacêuticas nacionais. É Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Entre outros prêmios destacam-se sua indicação pela instituição de pesquisa médica americana Howard Hughes Medical Institute, como International Scholar, entre 1997-2001 e a escolha pelas norte-americanas Time e rede CNN, em 1999, como um dos 15 brasileiros a integrar a lista de "50 Líderes Latinoamericanos para o Novo Milênio".
Assessoria de Comunicação Social do CNPq
comunicacao@cnpq.br