Até o próximo dia 19, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, visita países do sudeste asiático para firmar parcerias e adiantar acordos de cooperação em ciência, tecnologia e inovação.
A comitiva brasileira inicia o roteiro de viagens pela Coreia do Sul, em paralelo à comitiva liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa da reunião do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) na capital coreana. Na sexta-feira, dia 12, o ministro Rezende preside a primeira reunião da Comissão Mista Brasil-Coreia do Sul.
Brasil e Coreia do Sul têm três acordos assinados, destaque para a cooperação científica e tecnológica para o uso pacífico da energia nuclear em vigor desde 2005. A Comissão Mista visa acelerar acordos em áreas consideradas prioritárias pelos dois países. Uma série de visitas e reuniões por vídeo conferência identificou setores de interesse comum em biotecnologia e nanotecnologia.
Depois de visitar a Coreia do Sul, a comitiva do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) segue para Cingapura. O ministro Rezende tem encontros agendados com autoridades para abrir diálogos para uma possível parceria em C&T. Cingapura é um dos países que busca crescer economicamente por meio da inovação tecnológica.
São 19 áreas em que podem ser firmados acordos de cooperação entre os dois países. Entre elas, biocombustíveis e vacina de combate à dengue. Na segunda-feira, dia 15, Rezende se encontra com autoridades de ciência e tecnologia do governo de Cingapura.
O último país a ser visitado é a Tailândia. Lá o ministro Rezende se reúne com o ministro da Ciência e Tecnologia tailandês, Virachai Virameteekul, e visita à National Science and Technology Development Agency.
(Assessoria de Comunicação do MCT)