BOLETIM INFORMATIVO DA PR-2

151º Boletim Informativo (publicado em 21/02/2024)
Boletim Informativo da PR-2

Clique aqui para ter assinatura do Boletim Informativo da PR-2 quinzenalmente.

Caso não esteja visualizando, clique aqui.

Data de publicação: 21/02/2025
151º

Editais e Chamadas Públicas

Edital Inova Fiocruz/UFRJ

Essa chamada é lançada como parte do acordo institucional estabelecido entre Fiocruz e UFRJ, que prevê financiamento para pesquisa e inovação através do Programa Inova da Fiocruz e instalações de grupos da Fiocruz em áreas da UFRJ. A chamada corrente trata exclusivamente de financiamento de propostas de pesquisa e inovação lideradas por pesquisadores e pesquisadoras da UFRJ. Esta chamada tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa e inovação que contribuam para a atenuação do impacto na saúde pública gerado por infecções causadas por bactérias resistentes a antimicrobianos ou fungos e vírus de importância médica.

Saiba mais

Fonte: Fiocruz (Adaptada)

CHAMADA FAPERJ Nº 01/2025 – PROGRAMA BOLSA MESTRADO E DOUTORADO NOTA DEZ

A Diretoria Científica da FAPERJ divulgou, nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, a abertura da primeira janela de inscrições ao "Programa Bolsa Mestrado e Doutorado Nota 10". A chamada se destina a estimular a excelência na pós-graduação no estado do Rio de Janeiro mediante a concessão de bolsas com valores diferenciados aos alunos de mestrado e doutorado que apresentam destacado desempenho acadêmico. De acordo com as regras do programa, as bolsas Nota 10 contemplam apenas os últimos 12 meses de curso para os alunos de mestrado (13º ao 24º mês) e os últimos 24 meses de curso para os alunos de doutorado (25º ao 48º mês) – os meses devem ser contados a partir da data de ingresso ao curso de pós-graduação informada no histórico da universidade.

Saiba mais

Fonte: Ascom/FAPERJ (Adaptada)

Confap recebe propostas para a chamada NexBio Amazônia

As inscrições para a chamada NexBio Amazônia estão abertas até o dia 14 de março. O programa é uma iniciativa da Swissnex no Brasil, em parceria com a Leading House para a América Latina do Institute of Management in Latin America (Universidade de St. Gallen), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Saiba mais

Fonte: Ascom/FAPERJ (Adaptada)

Espanha: Bolsas de pós-doutorado de longo prazo na Ikerbasque - Fundação Basca para a Ciência (Research Fellows 2025)

A Ikerbasque - Fundação Basca para a Ciência, lançou uma nova convocatória que oferece 15 vagas para pesquisadores de pós-doutorado. Essas posições são financiadas pelo Governo Basco, pela Comissão Europeia e pela instituição anfitriã onde o pesquisador desenvolverá sua pesquisa

Saiba mais

Fonte: Euraxess (Adaptada)

França - Bolsas de mobilidade de curta duração em Guatá para estudantes de doutorado brasileiros indígenas

A inclusão de estudantes indígenas brasileiros no ensino superior também envolve o acesso à mobilidade internacional. Nessa perspectiva, o governo francês, por meio da Embaixada da França no Brasil, renova o edital de bolsa de mobilidade "Guatá" para o nível de Doutorado na França para o ano letivo 2025-2026. As bolsas podem ter duração de 6 a 11 meses e são destinadas exclusivamente a estudantes indígenas brasileiros.

Saiba mais

Fonte: FINEP (Adaptada)

Notícias UFRJ

Pesquisa inovadora no Nupem pode ajudar na neurorregeneração

Um artigo publicado por Cíntia Monteiro de Barros e sua equipe do Nupem na prestigiosa revista científica Glia, especializada em neurobiologia, sob o título “Identificação de células semelhantes aos astrócitos em ascídias adultas durante a regeneração do sistema nervoso central” revela um caminho possível para tratar doenças degenerativas do tecido nervoso. Dentre as doenças degenerativas que a descoberta pode favorecer estão o Parkinson e o Alzheimer.

“Esses animais marinhos (que estamos pesquisando), considerados simples, são um excelente modelo para o estudo do sistema nervoso”, afirma a pesquisadora. Segundo ela, suas similaridades com os seres humanos, até então desconhecidas, possuem um diferencial importante para a ciência: seu cérebro é capaz de regenerar mesmo quando este é totalmente retirado. E são justamente os astrócitos que participam do mecanismo de regeneração, pois não formam uma cicatriz glial como nos humanos – o que impede o processo regenerativo. “Estudando esse mecanismo mais profundamente é possível abrir novas possibilidades para o desenvolvimento de terapias de neurorregeneração para tratar lesões e doenças no sistema nervoso humano”, afirma a pesquisadora.

Graduada em Biomedicina pela UFRJ e em Farmácia pela Universidade do Grande Rio, Cíntia é doutora em Ciências Morfológicas e pós-doutora em Neuro-histologia e Ultraestrutura, ambas na UFRJ. Atualmente, além de professora, Cíntia é diretora do Nupem.

Saiba mais

Fonte: ASCOM/FAPERJ (Adaptada)

UFRJ e estatal chinesa se reúnem para a criação de centro de inovação com foco em energia s

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a China National Offshore Oil Corporation (Cnooc), uma das principais empresas de energia da China, vão unir forças para a criação de um importante centro de inovação, previsto para ser instalado em um dos prédios do Parque Tecnológico, na Cidade Universitária. O novo acordo, ainda em fase de negociação, acontece após a criação do Instituto China-Brasil de Engenheiros de Destaque e do Instituto Brasil-China de Inovação, Ciência e Tecnologia, em novembro de 2024.

Saiba mais

Fonte: UFRJ (Adaptada)

Inmetro e UFRJ lançam oferta de tecnologia que contribui com a descarbonização

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciam uma nova oportunidade para aproveitamento de resíduos. A oferta tecnológica prevê a concessão exclusiva de licenciamento para exploração de uma tecnologia inovadora relacionada à produção de nanocarbono, que pode ser utilizado como precursor na fabricação de grafeno, a partir da lignina, um resíduo que é subproduto na produção de papel e de biocombustíveis,. Atualmente, a maior parte da lignina residual é descartada ou queimada para produção de bioenergia. Estima-se que menos de 2% da lignina global seja aproveitada em processos industriais de alto valor agregado. Com essa iniciativa, Inmetro e UFRJ reforçam seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável, promovendo o avanço tecnológico no Brasil e impulsionando a indústria do grafeno.

Saiba mais

Fonte: Inmetro (Adaptada)

Professora Belita Koiller (Instituto de Física) vence Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro

Na semana do Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência, uma cientista brasileira da UFRJ ganha destaque: Belita Koiller, professora titular do Instituto de Física venceu o Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro de 2025, concedido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Belita foi também homenageada em agosto do ano passado durante o 1⁰ Workshop de Física da Matéria Condensada Teórica do Rio, na Universidade Federal Fluminense (UFF). O prêmio Joaquim da Costa Ribeiro reconhece a contribuição de pesquisadores ao longo de sua carreira para a Física da Matéria Condensada e de Materiais no Brasil. A cientista está na UFRJ desde sua aprovação em concurso público em 1994.

Saiba mais

Fonte: Sociedade Brasileira de Física (Adaptada)

Notícias de outras instituições

45º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica

Criado para premiar aqueles(as) que, por suas atividades, tenham contribuído, significativamente, para a formação de uma cultura científica e por tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas da sociedade, o prêmio será concedido nesta edição ao(à) pesquisador(a) ou escritor(a) enquanto divulgador(a) da Ciência, Tecnologia e Inovação, na categoria "Pesquisador(a) e Escritor(a)".

Saiba mais

Fonte: CNPq (Adaptada)

CAPES assina novo acordo para publicação de artigos em acesso aberto

CAPES firmou contrato com a editora Wiley, que permitirá a estudantes, professores e pesquisadores de 434 instituições que integram o Portal de Periódicos, da Diretoria de Programas e Bolsas no País da CAPES, consultar mais de mil revistas científicas. O acordo também vai garantir à comunidade acadêmica a publicação de artigos em acesso aberto de forma ilimitada nos periódicos híbridos da Wiley. Esse é o terceiro acordo assinado pela CAPES com editoras para publicação dos artigos científicos de pesquisadores brasileiros. Os outros dois foram firmados com a American Chemical Society (ACS) e o Institute of Electrical and Electronic Engenieers Incorporated (IEEE), que até o início de fevereiro já publicaram juntas 661 artigos em seus periódicos.

Saiba mais

Fonte: CGCOM/CAPES (Adaptada)

Para ter acesso ao que acontece no universo da inovação dentro da UFRJ, confira : inovacao.ufrj.br

Outras notícias podem ser encontradas em: pr2.ufrj.br e na nossa página oficial no Facebook

Sugestões enviar para dinac@pr2.ufrj.br

Prédio do Centro de Excelência em Gás Natural (CE-GN), Rua Papoulas, s/n, Bloco 4, Parque Tecnológico da UFRJ, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, CEP 21941-804. E-mail: gabinetepr2@pr2.ufrj.br.
Horário de atendimento presencial: segunda a sexta-feira de 10:00h às 15:00h.