Editais e Chamadas Públicas
|
CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT/CT-INFRA/CENTROS NACIONAIS MULTIUSUÁRIOS 2022
Fortalecer os Centros de Infraestrutura de Pesquisa Científica e Tecnológica de caráter multiusuário já estabelecidos e instalar novos onde não existam, por meio de implantação e melhoria da infraestrutura necessária ao seu desenvolvimento para que possam atuar como Centros Nacionais Multiusuários (CNM) em seus campos correlatos.
Fomentar a cooperação entre os Centros Nacionais Multiusuários e as Fundações de Amparo à Pesquisa – FAPs, de maneira a garantir a sustentabilidade e a operacionalidade dos laboratórios.
São cinco os objetivos específicos:
Propiciar a aquisição e manutenção de equipamentos multiusuários, de grande e médio porte;
Fomentar a cooperação entre grupos de pesquisa;
Proporcionar condições para o crescimento e a consolidação da pesquisa científica e tecnológica nas regiões onde se localizem;
Apoiar pequenas adaptações necessárias para a instalação e adequação da infraestrutura física;
Incentivar a prestação de serviços, por meio da infraestrutura instalada, a empresas de base tecnológica, estimulando assim o processo de inovação.
Saiba mais
Fonte: Finep (Adaptada) |
Posições de pós-doutorado nos setores acadêmico e privado de ciências da vida e meio ambiente, na França - programa ApogeeBio (MSCA), 2ª chamada
O programa ApogeeBio, apoiado pela Comissão Europeia, pretende lançar 3 convites internacionais de 2021 a 2024. Esses apelos para um total de 24 bolsas dizem respeito a pesquisadores experientes com possibilidades de hospedagem tanto no setor acadêmico quanto no privado de ciências da vida e meio ambiente.
No 2º concurso de bolsas de pós-doutoramento lançado pela Genopole e apoiado no âmbito do programa H2020-MSCA-COFUND, estão abertas 12 vagas com um salário de até 3000 € líquido/mês durante 24 meses estritamente dedicados à mobilidade internacional para o campus de Genopole.
Saiba mais
Fonte: Euraxess (Adaptada) |
Alemanha: Financiamento para pós-doutorandos e líderes com experiência em clima (International Climate Protection Fellowship 2023)
Você é um líder em potencial ou um pesquisador de pós-doutorado que trabalha academicamente ou praticamente em proteção climática ou conservação de recursos relevantes para o clima em seu país de origem – um país em desenvolvimento ou em transição não europeu? Convidamos você a se inscrever para uma Bolsa Internacional de Proteção Climática da Fundação Alexander von Humboldt.
Se você é um líder em potencial, você fará um projeto relacionado à pesquisa de um ano na Alemanha como parte de sua bolsa; se você está em um pós-doutorado, pesquisa acadêmica de longo prazo (12-24 meses), deve centrar-se no combate às alterações climáticas, nas estratégias de adaptação, na preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, ou na utilização sustentável dos mares e oceanos. Temas de sustentabilidade relacionados aos recursos naturais, consumo eficiente em termos de recursos ou desenvolvimento urbano também são bem-vindos.
A Fundação Humboldt concederá até 15 Bolsas Internacionais de Proteção Climática a futuros líderes e até cinco a pesquisadores de pós-doutorado a cada ano. As bolsas são financiadas através da Iniciativa Climática Internacional do Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU).
Saiba mais
Fonte: Euraxess (Adaptada) |
Espanha (Fundación Carolina) - Bolsas de mestrado, doutoramento, pós-doutoramento e mobilidade para 2023-2024
A Fundación Carolina oferece bolsas e subsídios a pesquisadores ibero-americanos em vários níveis, em todos os campos de pesquisa relacionados à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Um total de 613 bolsas e subsídios estão sendo oferecidos neste edital, que são divididos da seguinte forma:
- 242 bolsas de pós-graduação (mestrado)
- 100 bolsas de doutoramento e estadias curtas de pós-doutoramento
- 36 Bolsas de mobilidade para professores
- 126 bolsas para estudos institucionais
- 109 renovações de bolsas de doutorado
Saiba mais
Fonte: Euraxess (Adaptada) |
CAPES - 2000 bolsas para doutorado "Sanduíche" no exterior
A Capes (Coordenação para a Melhoria do Ensino Superior), do Ministério da Educação, lançou um novo edital para financiar a mobilidade de doutorado de curto prazo. Mais de 2000 bolsas de estudo serão concedidas a estudantes de doutorado que desejam realizar parte de sua pesquisa de doutorado em uma universidade no exterior por períodos que duram entre 6 e 10 meses. A chamada está aberta a todos os campos.
Os candidatos devem ser cidadãos brasileiros ou residentes permanentes no Brasil, e devem estar matriculados em um programa de doutorado com uma taxa de 4 ou mais dada pela Capes no momento da inscrição.
Saiba mais
Fonte: Euraxess (Adaptada) |
Notícias UFRJ
|
Professor da UFRJ aparece na lista global de jovens pesquisadores da Nature Medicine
O professor do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ Mychael Lourenço, membro do Laboratório de Doenças Neurodegenerativas (LDN), apareceu na lista de 11 jovens pesquisadores para ficar de olho em 2023, da revista científica Nature Medicine. Fundada em 1995, a revista é considerada a melhor entre 296 periódicos na categoria “Bioquímica e Biologia Molecular”, segundo Journal Citation Reports. A publicação destaca pesquisadores promissores que estão abrindo caminho em seus respectivos campos de atuação.
À Nature Medicine, Lourenço destacou que é fascinado pelas mudanças que ocorrem no cérebro para causar neurodegeneração e demência. “A demência é um problema de saúde mundial que precisa ser investigado mais profundamente e tratado com mais eficiência. Embora a área tenha defendido ‘agregados proteicos insolúveis atacam neurônios’ como o corolário para as mudanças moleculares na demência, agora entendemos que sua natureza é muito mais complexa”, explicou.
Lourenço se dedica há mais de 15 anos ao estudo da doença de Alzheimer. Recentemente, em 2022, recebeu o prêmio Blas Frangione Early Career Achievement Award, concedido pela Alzheimer’s Association pelo conjunto da obra que desenvolveu no Laboratório de Doenças Neurodegenerativas.
Saiba mais
Fonte: Conexão UFRJ (Adaptada) |
O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Geografia do Clima da UFRJ (GeoClima/UFRJ) faz convite a toda comunidade para a campanha HEAT WATCH
O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Geografia do Clima da UFRJ (GeoClima/UFRJ) convida você, seus membros, parceiros e sua comunidade local a participarem como voluntários do Observatório do Calor, um projeto de mapeamento de calor urbano na cidade do Rio de Janeiro. O projeto será realizado em parceria com a Administração Atmosférica e Oceânica Nacional dos EUA (NOAA), o Sistema Nacional de Informação Integrada sobre Calor e Saúde dos EUA (NIHHIS), a empresa CAPA Strategies, além de outros órgãos e instituições locais.
O objetivo é descobrir como e em quais lugares o calor extremo afeta a vida da população na cidade do Rio de Janeiro, para então serem elaboradas propostas de mitigação e adaptação às condições climáticas adversas. A campanha será executada durante um dia a partir da realização de 26 rotas circulares (ida e volta) abrangendo as Zonas Norte, Central, Sul e Oeste da cidade, nos turnos da manhã, tarde e noite. Na campanha, cada voluntário será responsável por realizar uma rota previamente designada, os carros disponibilizados serão equipados com um sensor de temperatura e umidade do ar e a função do voluntário como navegador será de prestar auxílio ao motorista na execução da rota.
Saiba mais
Fonte: Laboratório de Estudos e Pesquisas em Geografia do Clima da UFRJ (Adaptada) |
Outras notícias podem ser encontradas em: pr2.ufrj.br e na nossa página oficial no Facebook
|
Para acessar as newsletters 'Por Dentro da Agência UFRJ de Inovação', acesse: inovacao.ufrj.br
|
Sugestões enviar para dinac@pr2.ufrj.br
|
Rua Paulo Emidio Barbosa, 485, Quadra 1A, Parque Tecnológico da UFRJ, Ilha do Fundão, CEP 21941-907 Rio de Janeiro, RJ. E-mail: gabinetepr2@pr2.ufrj.br. Horário de atendimento presencial: segunda a sexta-feira de 10:30h às 15:30h.
|
Divulgação: |
|
|