OConselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram nesta quinta-feira, 29/09, a Chamada ERC-CONFAP-CNPq 2022, com o objetivo de apoiar o intercâmbio de pesquisadores doutores brasileiros, para integrarem equipes de pesquisadores na Europa com projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC).
A chamada é lançada no âmbito do Acordo de Implementação (Implementing Arrangement) assinado entre a Comissão Europeia e o CONFAP, em outubro de 2016, e inclui o CNPq por meio do Arranjo Administrativo (Administrative Arrangement) assinado entre as instituições, em novembro de 2021.
Pesquisadores brasileiros com título de doutorado e ativos poderão participar de projetos multidisciplinares na fronteira do conhecimento, fomentados pelo Conselho Europeu de Pesquisa, em países que fazem parte da União Europeia ou associados. Em 2022, 616 projetos financiados pelo ERC manifestaram interesse em receber a colaboração de pesquisadores do Brasil.
Fonte: CNPq (Adaptada)
Está disponível no site do programa o Edital PIBIC-EM UFRJ 2022-2024 para cadastro de projetos e solicitação de bolsas no período de 14/10/2022 a 28/10/2022
Todos os solicitantes devem ler atentamente o Edital e em caso de dúvida entrar em contato exclusivamente pelo e-mail pibic-em@pr2.ufrj.br.
O PIBIC-EM busca fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos entre estudantes do Ensino Médio, incrementando sua inserção em projetos e grupos de pesquisa das ICTs/IESs, facilitando o acesso e a integração de estudantes à cultura científica.
O processo seletivo interno poderá contemplar projetos de pesquisa e difusão da ciência em todas as áreas do conhecimento.
Fonte: Coordenação do PIBIC - PR2/UFRJ (Adaptada)
É com grande pesar que nos despedimos da Professora Hebe, mas nos reconfortamos no exemplo de dedicação e empenho deixado no próprio CEPG e no Comitê PIBIC. Sua atuação direta e incisiva, pontuada pela conversa franca e abertura ao diálogo são fonte de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Esperamos que sua família e amigos encontrem o mesmo nível de conforto que temos ao relembrarmos desses anos de trabalho em sua companhia.
Fonte: CEPG - PR2/UFRJ (Adaptada)
Acontecerá, entre os dias 18 e 21 de outubro a Semana de Arqueologia Histórica do Museu Nacional. Seu objetivo é criar um espaço de debate e reflexão para os praticantes da arqueologia histórica, propiciando-lhes o intercâmbio de ideias, posições e experiências. Esperamos, também, que o encontro sirva para catalisar iniciativas futuras.
O encontro prevê, em um de seus blocos, mesas-redondas voltadas para temas de pesquisa e para o exercício e a prática da arqueologia histórica no Brasil, contando com a participação de especialistas que atuam nas diversas regiões do país. Em outro bloco, prevê sessões de comunicação científica abertas a pesquisadores e profissionais de instituições públicas e privadas, que servirão de espaço para a divulgação de trabalhos realizados em âmbito nacional e internacional.
Fonte: Portal de Eventos UFRJ (Adaptada)
Entre os dias 10 e 14 de outubro tivemos a oportunidade de acompanhar a participação de estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro em um evento internacional. Tal fato não seria raro se considerarmos todo o potencial que sabemos que elas e eles possuem – o que tornou essa viagem especial foi o fato de que a região para a qual viajaram está em conflito desde final de fevereiro deste ano. O evento era a Olimpíada Internacional de Segurança Financeira, realizada no Território Federal de Sirius, em Sóchi, Rússia.
Apesar do inevitável receio inicial, todos os esforços para que participassem foram realizados, pois a possibilidade de realizar um intercâmbio internacional de experiências e vivências de (e com) outras culturas foi decisiva na tomada de decisão. Some-se a isso a possibilidade de ganho e acúmulo de capital intelectual em um ambiente extremamente plural – o que nos demonstra que ciência e conhecimento não possuem fronteiras nem preconceitos.
Composta por estudantes de diversos cursos, nossa comitiva recebeu três premiações e ainda realizou importantes articulações, incluindo a assinatura de um Acordo de Cooperação entre a Universidade Russa da Amizade dos Povos e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Dedicação, perseverança, resiliência e superação são alguns dos adjetivos que poderíamos utilizar para descrever essa participação da UFRJ. Parabéns a todas e todos que participaram desta jornada, que começou no primeiro semestre com provas eliminatórias e culminou neste sucesso que acompanhamos em nossas redes sociais.
Fonte: DINAC - PR2/PR2 (Adaptada)
Em seu retorno ao formato presencial, a Pró-Reitoria de Extensão realiza, entre os dias 8 e 10 de novembro de 2022, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Edição 2022. Com o tema Sociedade do Conhecimento - 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovações, a UFRJ apresenta uma ampla programação de oficinas gratuitas e abertas ao público das 8h às 17h, no Campus Fundão.
Em parceria com a Fiocruz, também realiza-se a SNCT nos territórios. No dia 25 de outubro, a Pró-Reitoria de Extensão levará oficinas da UFRJ de diferentes áreas do conhecimento para a Escola Municipal Escritor Bartolomeu Campos de Queiroz, na Maré, no horário das 9h às 15h. E, no dia 27 de outubro, para o Colégio Estadual Clóvis Monteiro, Manguinhos, no horário das 9h às 17h.
Por meio de uma linguagem simples e acessível, o evento pretende popularizar a ciência, tecnologia e as inovações com oficinas presenciais nas diferentes áreas do conhecimento, estabelecendo o diálogo entre a universidade, a educação básica e a sociedade civil.
Fonte: SNCT UFRJ (Adaptada)