A Biodiversa+, Parceria Europeia de Biodiversidade implementada no âmbito do programa de pesquisa e inovação Horizon Europe, lançou nesta quinta-feira, 08/09, a Chamada Transnacional Conjunta Biodiversa+ 2022-2023/ BiodivMon.
A chamada tem por objetivo apoiar projetos de pesquisa e inovação sobre o monitoramento transnacional da biodiversidade e mudança do ecossistema para a ciência e a sociedade, promovendo a integração das ciências naturais, ciências técnicas e ciências humanas.
Participam desta chamada transnacional conjunta 48 instituições de 34 países e a Comissão Europeia, com orçamento total de 40 milhões de euros, considerando todos os países envolvidos. No Brasil, o apoio será concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram à chamada (vide listagem abaixo). O orçamento disponível no Brasil é de aproximadamente 1 milhão de euros.
Fonte: CNPq (Adaptada)
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Comissão Europeia, anunciam o lançamento da Chamada Transnacional Conjunta Water4All 2022, destinada à segurança de recursos hídricos, no contexto da iniciativa European Water4All Partnership/Horizon Europe.
A chamada tem por objetivo apoiar projetos colaborativos de pesquisa e inovação para melhorar a segurança da água a longo prazo, com abordagem dos seguintes temas:
I – Resiliência, adaptação e mitigação a eventos hidroclimáticos extremos;
II – Ferramentas para gestão da água, no contexto de eventos hidroclimáticos extremos; e
III – Melhor governança da água, no contexto de eventos hidroclimáticos extremos e contextos internacionais.
Fonte: CNPq (Adaptada)
A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.
Fonte: CNPq (Adaptada)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) apoia Chamada Transnacional Conjunta destinada a Dados e software de pesquisa abertos e reutilizáveis aberta pelo CHIST-ERA no âmbito do programa de pesquisa e inovação Horizon Europe
CHIST-ERA é um consórcio de organizações de financiamento de pesquisa na Europa e para além da Europa, que visa apoiar a pesquisa básica inspirada no uso em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) ou na interface entre as TIC e outros domínios. CHIST-ERA apoia investigação coordenada e em longo prazo sobre TIC e desafios científicos baseados em TIC.
A chamada aborda o desafio de dados e softwares de pesquisa abertos na perspectiva de sua possível reutilização. O objetivo é criar as condições para a pesquisa em qualquer domínio com base em dados e software abertos ou compartilhados.
Fonte: CNPq (Adaptada)
Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), com apoio da Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação (DCTEC) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) está com inscrições abertas até o dia 30 de setembro de 2022, para o programa Parceria de Pesquisa Científica e Tecnológica para o Desenvolvimento Sustentável (SATREPS).
Podem participar pesquisadores ou instituições brasileiras interessadas no desenvolvimento de projetos de pesquisa conjunta com instituições japonesas. As propostas brasileiras passarão por análise técnica DCTEC/Itamaraty
Fonte: CNPq (Adaptada)
As inscrições para 5º Prêmio de Jornalismo Científico do MERCOSU, estão abertas. Os Interessados podem realizar a inscrição até 30 de setembro de 2022. O tema desta edição é: "energias renováveis e novas fontes de energia". O objetivo do Prêmio é promover a comunicação da ciência, da tecnologia e da inovação no MERCOSUL para sua apropriação pela sociedade através do Jornalismo Científico.
O Prêmio é destinado a profissionais e estudantes de jornalismo e de cursos afins, bem como pesquisadores das diferentes áreas da ciência, com incursão em espaços jornalísticos de países membros e associados do MERCOSUL que desejem apresentar seus trabalhos jornalísticos.
As categorias estão divididas em duas: escrita e fotográfica. A categoria escrita se divide em modalidade júnior e modalidade profissional. Os primeiros lugares recebem prêmios em dinheiro e, os segundos e terceiros lugares de cada categoria e modalidade, garantem certificados de reconhecimento.
O Prêmio é organizado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT) do Paraguai; pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação da Argentina; pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil; e pelo Ministério de Educação e Cultura do Uruguai, como uma iniciativa da Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia do MERCOSUL (RECyT). Conta, ainda, com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Fonte: CNPq (Adaptada)
Para mais informações acesse os editais no link.
Fonte: PR2 UFRJ (Adaptada)
Leia o edital na íntegra acessando o link.
Fonte: IPUB UFRJ (Adaptada)
Trinta e cinco programas de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro subiram de nota no resultado preliminar da avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O estudo nacional considerou cerca de 4.500 programas de pós-graduação stricto sensu no país entre os anos de 2017 e 2020, sendo 125 da UFRJ.
Considerando os cursos da instituição, 28% tiveram aumento de nota, 62% mantiveram o grau da avaliação passada e 10% apresentaram diminuição no conceito. Esses devem recorrer contra o resultado preliminar junto à Capes. Agora, 47 programas de pós-graduação oferecidos pela UFRJ têm excelência equivalente a padrões internacionais de qualidade.
Fonte: Conexão UFRJ (Adaptada)
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a terceira melhor universidade da América Latina e a segunda melhor do Brasil. O resultado foi apontado pelo ranking de universidades dos países da América Latina no EduRank 2022, ranking independente baseado em métricas de 14.131 universidades de 183 países.
A UFRJ está entre as 300 melhores universidades no ranking geral mundial 2022, na 227ª colocação. A instituição destaca-se no 54º lugar entre 1.105 universidades em Zoologia; 70º lugar de 1.052 universidades em Filosofia; e 76º lugar de 1.531 universidades em Microbiologia.
Fonte: Conexão UFRJ (Adaptada)
O Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR2) e com o apoio do Sistema de Alimentação da UFRJ/Restaurantes Universitários e da Pró-Reitoria de Extensão (PR5) oferece, desde 2009, o evento Encontro Sabores e Saberes como parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, criado pela Organização para Agricultura e Alimentação das Nações Unidas – FAO –, para marcar a luta contra a fome mundial e o estimulo à produção de alimentos do planeta e aos produtores rurais. O evento trata de assuntos relacionados à alimentação, meio ambiente e sustentabilidade, articulando-o com os temas propostos para discussão, a cada ano, pela Organização das Nações Unidas – ONU.
A 14ª edição do Encontro Sabores e Saberes ocorrerá nos dias 29 e 30 de setembro de 2022 e o tema central deste ano será “Biodiversidade, Sustentabilidade e Alimentação no Planeta Água”, no Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura Artesanais decretado pela Assembléia da ONU.
Fonte: ENCONTRO SABORES E SABERES (Adaptada)